Rio de Janeiro

Isolamento?

Crivella anuncia que vai demarcar trechos das praias e reserva será por aplicativo

Medida entra em vigor após a prefeitura liberar o mergulho no mar, mas proibir que os banhistas fiquem na areia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Embora ainda proibida, tem sido comum a presença de muitos banhistas nas areias, principalmente, nos finais de semana - Tomaz Silva/ Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) surpreendeu mais uma vez ao anunciar, na última segunda-feira (10), que a permanência nas praias da capital será liberada a partir de reserva de um trecho de areia feita por aplicativo de celular. A medida, que terá mais detalhes divulgados nesta semana, entra em vigor após a prefeitura liberar o mergulho no mar, mas proibir que os banhistas fiquem na areia das praias. 

 "As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo", afirmou o prefeito durante cerimônia de apresentação da equipe médica que será enviada a Beirute, capital do Líbano, onde na semana passada uma explosão deixou mais de 150 mortos e 300 mil desabrigados.

Leia também: Artigo | Bolsonaro finge existir escolha impossível: economia ou luta contra covid

"Esta semana nós vamos fazer a organização das praias para que as pessoas mantenham o afastamento na areia. A ideia é que assim a gente consiga organizar melhor o que hoje não está bom", afirmou Crivella à imprensa. "O que a gente pode fazer é o apelo que sempre fazemos: não podemos aglomerar. Peço que quem está indo à praia para tomar banho que não aglomere nas areias", pediu o prefeito, que não divulgou a partir de quando a permanência nas areias será autorizada. 

Embora ainda proibida, tem sido comum a presença de muitos banhistas nas areias, principalmente, nos finais de semana. A Guarda Municipal e a Polícia Militar, embora eventualmente apliquem multas, não têm conseguido evitar as ocupações. O banho de mar foi autorizado oficialmente no último sábado (1º), no entanto, as praias permaneceram ocupadas no Rio desde o início das medidas de isolamento social. 

Edição: Mariana Pitasse