Crise sanitária

Dengue cresce mais de 130% na América Latina e Caribe

Organização Pan-Americana da Saúde alerta que covid esgota sistemas de saúde e impulsiona alta de outras doenças

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Brasil está entre os países mais atingidos pela dengue
Brasil está entre os países mais atingidos pela dengue - EBC

Os casos de dengue na América Latina aumentaram 139% nos últimos meses, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A alta coincide com o período de chegada do coronavírus à região. A Opas vem observando ainda crescimento de outras doenças como tuberculose, hepatite e HIV.

:: Junto ao coronavírus, dengue avança no Brasil ::

Continua após publicidade

De acordo com a diretora da organização, Carissa F. Etienne, o cenário tem como causa os impactos da covid-19 nos sistemas de saúde dos países da região. Esgotados pelo avanço da pandemia, eles não têm condições de atendimento e serviços básicos acabam interrompidos. Ela aponta que mais de 80% das nações enfrentam desafios no combate à tuberculose, por exemplo. 

Continua após publicidade

:: Relembre: Casos de dengue no Brasil em 2020 ultrapassam 500 mil em meio à pandemia de covid-19 ::

Continua após publicidade

Ainda segundo Etienne, os números preocupam porque podem indicar regressão em políticas de combate que demoraram anos para serem consolidadas. “Os avanços que conseguimos nas últimas décadas poderão retroceder nos próximos meses.", afirma.

Brasil já estava em alerta

Em maio, sete estados brasileiros e o Distrito Federal já registravam número de infectados pela dengue que caracterizava situação de epidemia. Na lista estavam também São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre. Em todos eles havia mais de 300 pessoas contaminadas a cada 100 mil habitantes.

Continua após publicidade

:: Relembre: Casos de dengue aumentaram 599,5% no Brasil em relação a 2018 ::

Continua após publicidade

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 18 de julho foram notificados 905.912 casos prováveis de dengue no país. A maior incidência, a cada 100 mil habitantes, foi registrada na região Centro-Oeste, com 1.122,9 . Na sequência estão as regiões Sul (934,1 casos/100 mil habitantes), Sudeste (338,7 casos/100 mil habitantes), Nordeste (217,8 casos/100 mil habitantes) e Norte (104,8 casos/100 mil habitantes). 

Edição: Leandro Melito