Coronavírus avança

Mortes pela covid-19 ultrapassam 103 mil no Brasil

Registros de infectados em 24 horas voltam a ficar acima dos 50 mil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Números de infectados e mortos pela covid - 19 no Brasil não param de crescer. - Bruno Concha/Secom/ Fotos Públicas

Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número de óbitos causados pelo coronavírus no Brasil chegou a 103.026 nesta terça-feira (11). O dado é registrado três dias após o país ter atingido a marca de 100 mil mortes, o que indica que a média diária de casos fatais confirmados continua acima de mil. Desde segunda-feira (10), foram 1.274 registros.

:: Homem, idoso e cardiopata: o perfil mais comum entre as 100 mil vítimas da covid-19 ::

O total de infectados no Brasil até agora é de 3.109.630. Entre segunda (10) e terça-feira (11), 52.160 brasileiros receberam a confirmação de que estão contaminados. No dia 08/08, o país encerrou a terceira semana consecutiva com mais de 300 mil novos pacientes por período. Em onze unidades da federação, os números absolutos de infectados estão acima de 100 mil.

:: Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar sete milhões de casos da covid em um mês ::

O estado que mais registra casos é São Paulo, onde 639.562 pessoas já testaram positivo. O estado também responde pelos registros mais altos de morte, com mais de 25 mil ocorrências dessa natureza. Nesta terça-feira (11), São Paulo teve o segundo maior número de óbitos confirmados no estado em 24 horas, desde o começo da pandemia. Foram  420 novos casos fatais.

:: Reabertura em SP é mandar "população para abatedouro", alerta especialista em covid ::

Rio de Janeiro é o segundo estado com mais mortes absolutas no Brasil. Com mais de 14 mil óbitos, o estado tem também a maior taxa de letalidade do país. Na sequência, em números de óbitos, está o Ceará, que contabiliza mais de 8 mil registros e Pernambuco, com números superiores a 7 mil. 

Brasil agrava situação do continente

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), junto com os Estados Unidos, o Brasil vem puxando o números de casos nas Américas. As duas nações são as que mais registram casos e mortes no mundo todo.O continente tem hoje 10,5 milhões de registros de infectados e mais de 8 milhões estão nesses dois países.

:: Por que é tão difícil prever o fim da pandemia no Brasil? ::

A média diária do continente é superior a 100 mil novos casos. A Opas expressou preocupação também com agravamento da pandemia na América Central. Países como Belize e República Dominicana tem registrados números alarmantes nos últimos dias, de acordo com a organização.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência? ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho