Pelo aplicativo

Problemas para ter acesso ao Saque Emergencial do FGTS? Confira formas de solucionar

Beneficiários relatam não estarem recebendo valor na data programada; Caixa alega que problema é no cadastro pessoal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Transferência de parte do saldo do FGTS está seguindo calendário estipulado pelo mês de aniversário dos beneficiários - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O programa do governo de pagamento de parte do saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não tem chegado para todos cidadãos que têm direito. Em abril deste ano, o Ministério da Economia editou uma Medida Provisório (MP 946) que possibilitou a transferência de até um salário mínimo (R$ 1045) para que tem saldo no seu fundo de garantia. 

Continua após publicidade

:: Receita Federal cria canal no aplicativo Telegram para solucionar problemas no CPF :: 

Posto em prática há um mês, o programa não tem funcionado para algumas pessoas, que alegam não estarem recebendo o dinheiro mesmo passando a data marcada de transferência. A Caixa Econômica Federal alega que o problema é inconsistência no cadastro no FGTS da pessoa. 

Quem passou por essa situação, deve acessar o aplicativo FGTS (disponível para android e iOS) ou pelo site do Fundo, ingressar com o seu cadastro e verificar a situação da inscrição. Outra alternativa é pelo telefone 111, clicando na opção 2.

:: Passo a passo: saiba como solicitar seu Seguro-Desemprego online :: 

A Caixa informou que para quem deveria ter o dinheiro depositado nas últimas semanas o crédito será reprogramado. É necessário acompanhar pelo aplicativo para saber a data do pagamento.

Saque emergencial

O programa entrou em prática no dia 29 de junho, quando os aniversariantes de janeiro receberam o dinheiro que lhes correspondia do Fundo de Garantia. Desde então, num intervalo de uma semanas (às vezes duas) um novo pagamento é realizado, seguindo um calendário estipulado pelo mês de nascimento do beneficiário.

:: Brasil perde 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre :: 

A próxima transferência será dia 24 de agosto e atenderá os aniversariantes de agosto.

O valor a ser pago depende de quanto dinheiro está no Fundo de Garantia do beneficiário. Será levado em consideração as conta ativas e inativas. Ou seja, quem não está trabalhando formalmente também poderá receber o dinheiro. 

:: Bilionários brasileiros aumentaram suas fortunas em R$ 177 bilhões durante a pandemia :: 

O pagamento do saldo do FGTS é realizada por uma conta digital da Caixa, criada automaticamente pelo próprio banco, no CPF do beneficiário. Os meios para utilizar esse dinheiro estão disponíveis ao acessar o aplicativo Caixa Tem ou pelo site do fundo.

A disponibilização do saque ou de transferência do valor para outra conta seguem outro calendário. Até agora, apenas os nascidos em janeiro e fevereiro tiveram acesso.

Calendário


Calendário de pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) / Caixa Econômica Federal

 

Edição: Lucas Weber