taxar fortunas

Alternativa à crise : auditores fiscais defendem taxar grandes fortunas

Com a medida, país poderia recolher mais de R$ 290 bilhões de reais

Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Taxar grandes fortunas têm sido uma alternativa para sair da crise e combater a desigualdade social
Taxar grandes fortunas têm sido uma alternativa para sair da crise e combater a desigualdade social - Reprodução

Diante do cenário de crise econômica em muitos países por causa da pandemia do coronavírus, economistas defendem a taxação das grandes fortunas como alternativa para pagar dívidas e combater desigualdades sociais. No Brasil, quatro propostas tramitam no Congresso. 

Projetos similares que debatem a taxação de grandes fortunas também tramitam no parlamento de outros países da América Latina, como Chile,  Argentina, Peru e Equador.https://www.brasildefato.com.br/2020/06/02/imposto-sobre-grandes-fortunas-para-combater-pandemia-pode-virar-lei-no-chile

Já o Brasil,sétimo país mais desigual do mundo, o contexto preocupante pode ser controlado com a tributação de patrimônios milionários, como afirma Eduardo Fagnani, professor de economia da Unicamp.

“Se você arrecada mais de quem tem mais, você opera para reduzir a concentração da renda. O imposto sobre as grandes fortunas é para quem tem patrimônio superior a 10 milhões de reais. Então quando você taxa a renda e patrimônio dos mais ricos, há uma desconcentração de renda. E por outro lado, podemos utilizar esses recursos em programas sociais", explica o professor.

 

 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho