Pandemia

Com quase 1,2 mil mortes em 24h, Brasil chega a 104 mil óbitos por covid

De acordo com o último boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, há 55,1 mil novos casos confirmados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ação de desinfecção no transporte coletivo de Curitiba (PR); mais de 745 mil pessoas já morreram em todo o mundo por conta da pandemia. - Daniel Castellano/AFP

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou dados atualizados sobre o avanço da covid-19 no Brasil, com 55.155 novos casos confirmados da doença e 1.175 óbitos registrados, entre terça (11) e quarta (12). No total, desde a chegada do vírus ao país, 3.164.785 pessoas já foram infectadas em território nacional.

Desde que o Brasil ultrapassou a marca das 100 mil mortes, no último sábado (8), a média de registros diários se mantém acima de mil e os óbitos já somam 104.201.

Leia também:: Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar sete milhões de casos da covid em um mês

O estado que mais registra casos é São Paulo, onde 655.181 pessoas já testaram positivo. O estado também responde pelos registros mais altos de morte, com quase 26 mil ocorrências dessa natureza. O segundo maior número de mortes por unidade da federação foi registrado no Rio de Janeiro, onde 14.295 pessoas morreram e 685.610 foram infectadas. Veja o boletim completo neste link.

Em todo o planeta, mais de 745 mil pessoas já morreram de covid-19 e 20,4 milhões foram infectadas.

Leia mais: Homem, idoso e cardiopata: o perfil mais comum entre as 100 mil vítimas da covid-19

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Verdades e mentiras sobre a covid-19: o que diz a ciência? ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas