Defesa do corpo

Reinfecção pela covid é possível? Programa Bem Viver destaca estudo sobre imunidade

Infectologista explica caso de técnica de enfermagem que contraiu a doença duas vezes em dois meses

Ouça o áudio:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns a crises mais graves - Masum Ali/ Pixabay
É possível uma reinfecção pelo vírus em um espaço tão curto de tempo?

Nesta quarta-feira (12), o Programa Bem Viver tem como destaque uma entrevista com o infectologista Evaldo Stanislau sobre a reinfecção pelo novo coronavírus em um curto espaço de tempo. A técnica de enfermagem Gabriela Carla da Silva afirma que foi diagnosticada pela covid-19 duas vezes, em um período de dois meses.

:: Alta de casos de covid entre adolescentes acende alerta na América Latina ::

Além disso, a edição também compartilha a oferta de um curso online e gratuito sobre direito à saúde e os desafios na sociedade atual. A formação, organizada pela Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, é aberta para todos os públicos.

Para se inscrever é necessário acessar o link de inscrição. Logo após, o interessado receberá um e-mail de confirmação e os textos para leitura em uma pasta do Google drive. Todas as aulas ficarão gravadas no canal da rede no Youtube.

O programa também traz uma matéria sobre o “Dia do Fogo”, que completou um ano no dia 10 de agosto. Em 2019, esse dia foi marcado por uma séria de queimadas criminosas, praticada por fazendeiros do entorno da BR-163. Até hoje, apenas 5,3% dos criminosos sofreram algum tipo de punição, por parte dos órgãos de fiscalização ambiental.

:: Focos de incêndio no Brasil e na Argentina alteram condições climáticas no RS ::

Você também confere uma matéria sobre os benefícios dos alimentos orgânicos para o nosso organismo.

O dia 12 de agosto marca os 37 anos do assassinato da sindicalista Margarida Maria Alves, que até hoje segue como exemplo de luta por justiça. E o Mosaico Cultural de hoje homenageia a vida e a luta da sindicalista.  


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Michele Carvalho