Memória

Celso Furtado se torna patrono do Consórcio Nordeste no ano de seu centenário

Economista completaria 100 anos no dia 26 de julho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No dia 26 de julho de 2020, o orincipal expoente do estruturalismo econômico e do desenvolvimentismo no Brasil, Celso Furtado completaria 100 anos. - Iconografia

No ano de seu centenário, o economista Celso Furtado (1920 - 2014) foi anunciado como patrono do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, no dia 31 de julho, cinco dias depois da data de seu nascimento.

Lançado março deste ano, o Consórcio Nordeste, como é conhecido, é uma parceria entre os governadores da região que tem como objetivo tratar de comércio de bens e serviços e assuntos de interesse comum. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, tem realizado trocas de serviços como saúde, educação e segurança pública entre os estados da região.

Também diante da pandemia, o Consórcio criou o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, que tem realizado pesquisas para a elaboração de políticas públicas condizentes com a realidade dos estados da região.

Celso Furtado 

Um dos maiores economistas brasileiros, Celso Furtado (1920-2004) dedicou sua vida a entender o Brasil e a produzir projetos de transformação nacional. No dia 26 de julho, ele completaria 100 anos.

Criador de uma obra inovadora com uma leitura contemporânea das contradições do capitalismo, o economista, nascido na cidade de Pombal (PB), foi o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia, em 2013. Com uma bibliografia de mais de 30 livros, ele investigou a mecânica do subdesenvolvimento do país.

Edição: Leandro Melito