Informação

Depoimentos de moradores de favelas sobre a covid-19 é destaque do Programa Bem Viver

"Radar Covid-19 Favelas" é uma iniciativa da Fiocruz e busca dar voz às populações mais vulneráveis durante a pandemia

Ouça o áudio:

Estudo reúne informações sobre a situação da pandemia nas favelas do Rio de Janeiro - Fiocruz/Divulgação
Monitoramento de fontes é feito através de redes sociais e contato direto com moradores e coletivos

Na edição desta quinta-feira (13) do Bem Viver, você conhece o informativo "Radar Covid-19 nas Favelas", que traz relatos de moradores das comunidades do Rio de Janeiro sobre a doença. A ideia é sistematizar, analisar e divulgar as informações sobre a situação de saúde desses espaços, com o objetivo de ajudar na antecipação de iniciativas para o enfrentamento do novo coronavírus.  

:: Campanha pede mobilização nacional contra risco de perda de R$ 30 bi da Saúde em 2021 ::

Outro destaque é o projeto "Cozinheiras da Pátria", que faz parte de um programa social da Venezuela, criado em 2005, durante o governo do ex-presidente Hugo Chávez. O programa conta com uma rede de 3 mil restaurantes populares, localizados em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica do país vizinho. 

:: Com 21 mil casos de covid, Venezuela amplia prevenção e recebe ajuda internacional ::

Você também confere as informações sobre o despejo do Quilombo Campo Grande, localizado no Sul de Minas Gerais. A ação teve início na madrugada da última quarta-feira (12) e não levou em conta o estado de calamidade pública anunciado no estado, por conta da crise do novo coronavírus.

A edição de hoje também traz um alerta importante da Organização Pan-Americana de Saúde sobre o aumento de casos e óbitos de covid-19 entre os jovens na América Latina e Caribe. 

:: Frango brasileiro importado pela China testa positivo para covid-19 ::

Para finalizar, o colunista Mouzar Benedito conta uma história sobre as simpatias que a sua família fazia para ele e seus irmãos, na sua infância em Minas Gerais. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho