Trabalho remoto

Está trabalhando de casa? Programa Bem Viver dá dicas para criar um ambiente adequado

Manter a postura correta, com uma cadeira adequada, e fazer pausas no trabalho são medidas que ajudam a manter a saúde

Ouça o áudio:

O investimento em móveis planejados, seguindo recomendações para a ergonomia, pode ser uma alternativa para evitar lesões, ou até mesmo o agravamento de alguma enfermidade - Free-Photos/ Pixabay
Existe uma tendência de se trabalhar muito mais quando se está em casa

O programa Bem Viver dessa sexta-feira (14) fala do trabalho remoto e traz dicas de como manter uma boa organização dos equipamentos e do ambiente, para evitar danos à saúde física e mental dos trabalhadores.  

Continua após publicidade

:: "Estudantes sobem em caixa d'água e árvore para conseguir sinal", diz professora ::

A edição de hoje também traz as atualizações da ação de despejo do Quilombo Campo Grande, localizado na cidade de Campo do Meio (MG). Na última quarta-feira (12), a Polícia Militar do estado invadiu o local para cumprir uma ordem de despejo das famílias que moram há 23 anos no espaço. O acampamento é referência em agroecologia na região. 

Movimentos populares lançaram a campanha "Despejo Zero" e denunciou a ação à Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de um informe ao relator especial de moradia adequada da organização. 

:: Prestes a ser julgado, "marco temporal" pode extinguir povos indígenas, diz defensor ::

O programa destaca ainda a situação do Pantanal brasileiro, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do planeta. Em 2020, o fogo já consumiu uma área que corresponde a 8 vezes o território da cidade de São Paulo. E uma matéria do Brasil de Fato mostra que o avanço do agronegócio na região contribui diretamente para essa realidade. 

:: "Dia do fogo": um ano depois, só 5% dos culpados foram punidos ::

Você também confere uma entrevista com o ativista cultural Valcir Santos sobre a aprovação da lei Aldir Blanc, que destina 3 bilhões de reais para a área de cultura. Na conversa, ele fala sobre a importância da participação da sociedade para que esse dinheiro não seja desviado da sua finalidade.

E para fechar a semana, o Bem Viver e a cozinheira Letícia Massula ensinam a fazer um bolo de banana com farinha de amendoim e uva passa, no quadro Comida de Verdade. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

Edição: Michele Carvalho