Onda de frio

Fenômeno meteorológico derruba temperaturas em todo o país

No estado do RJ, massa de ar frio causa ventos costeiros em todo litoral com alerta amarelo nesta quarta-feira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Massa de ar frio - Divulgação/ Inmet

Nos próximos dias, o Brasil recebe um fenômeno meteorológico que atinge todo o território com uma grande massa de ar frio e manifestações de chuvas, granizo, frio e até neve em diferentes regiões. Além disso, vai haver a derrubada de temperaturas não só no Sul e Sudeste mas também Norte e Nordeste do país. 

Continua após publicidade

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a terceira vez que o fenômeno ocorre no Brasil este ano, mas a primeira com tamanha intensidade e abrangência.

Leia também: Secretário de Saúde do RJ dá nova previsão de retorno das aulas para setembro

A chegada da massa de ar frio vai causar fortes chuvas na maior parte do país, de acordo com o Inmet. Isso acontece por meio de um encontro de massas de ar com características diferentes, como de temperatura - uma mais fria com uma mais quente -, carregado com nuvens de chuva do Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.

No estado do Rio de Janeiro, o fenômeno causa ventos costeiros em todo litoral com alerta amarelo do Inmet nesta quarta-feira (19). Na capital, a massa de ar frio ainda pode provocar chuvas fracas a moderadas em pontos isolados. O ápice do clima gelado deve ser sentido pelos cariocas no próximo sábado (22), quando a máxima deve chegar a 19ºC e a mínima de 15ºC, segundo Alerta Rio.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse