Cultura brasileira

Radinho BdF: conheça os seres mágicos do folclore brasileiro

O Dia do Folclore é celebrado no Brasil em 22 de Agosto; data homenageia a cultura nacional

Ouça o áudio:

O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira - Foto: Joca Machado
Lendas que ajudaram a construir o imaginário popular nacional

O Radinho BdF desta quarta-feira (19) está cheio de criaturas mágicas como o Saci, a Mula sem cabeça e o Boto-cor-de-rosa. Esses personagens fazem parte do folclore brasileiro, um conjunto de expressões culturais, como danças, costumes e lendas que ajudaram a construir o imaginário popular nacional. 

Camila Genaro vai contar a história de um pescador e uma sereia que vivem uma linda história de amor.

Clarisse de Santana Macedo, 4 anos, moradora de Campinas, participou do Radinho BdF e disse que gosta da Iara “ porque ela canta para os peixes e para salvar a natureza”. 

O programa também contou com a participação um personagem muito especial: o Boi Voador, criado pelo Otto Moreira Mesquita, 4 anos, que conta a história do boi que ganhou asas, depois que os povos da mata cantaram para ele. 

A publicitária e produtora cultural Patrícia Gomes ensina a parlenda Serra, Serra Serrador, que integra o seu livro Brincar é Folclore. Transmitidas oralmente de geração em geração, as brincadeiras folclóricas são uma tradição cultural do Brasil.

Para quem deseja experimentar uma comida típica do folclore brasileiro, a cozinheira Letícia Massula ensina uma receita de farofa de mandioca deliciosa. A raiz é amplamente consumida no Brasil e possui um grande valor nutricional. Quando cozida, contém nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho