Para ver melhor

Olho seco e irritado? Conheça os possíveis motivos e soluções no Programa Bem Viver

Muito tempo em frente ao celular, computador ou tablet pode agravar o incômodo ocular

Ouça o áudio:

A condição também pode estar relacionada a doenças hormonais e reumatológicas. - PublicDomainPictures/Pixabay
O olho seco também pode ser causada por problemas na produção ou na qualidade das lágrimas

Nesta quinta-feira (20), o Bem Viver faz um alerta sobre a saúde dos olhos. O oftalmologista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Rocha fala sobre as causas que podem deixar os olhos secos e irritados. Entre elas estão o uso excessivo de telas ou doenças hormonais e reumatológicas. 

Outro destaque de hoje é o início dos testes em humanos da Soberana 01, vacina contra o novo coronavírus que está sendo desenvolvida por Cuba. O recrutamento de voluntários para receber a imunização deve começar na próxima segunda-feira (24) e terminará em outubro.

Segundo o diretor nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Francisco Durán a expectativa é que a população da ilha tenha acesso à vacina no primeiro trimestre de 2021.

:: Fortaleza tem mais um centro de testagem de covid-19 no centro da cidade :

Ainda sobre a pandemia do novo coronavírus, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um teste rápido para detectar a doença. A nova tecnologia utiliza o celular e o resultado sai em 20 minutos. E uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que os moradores dos bairros mais pobres da cidade de São Paulo são as vítimas mais frequentes da covid-19.

Os motivos dessa tendência são a baixa adesão ao isolamento social por essas pessoas, pois elas precisam sair para trabalhar, e a dependência do transporte público. 

:: Artigo | A construção de um país socialmente justo não cabe no Teto dos Gastos ::

Você também conhece um pouco melhor o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no Proseando: um podcast sobre saúde e comida de verdade em tempos de coronavírus. 

:: Proposta de Bolsonaro quer mais dinheiro para a Defesa do que para a Educação em 2021 ::

E o nosso colunista Mouzar Benedito conta a história de um gato louco, que ele encontrou na região central da capital paulista. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Michele Carvalho