Grupo de risco?

Programa Bem Viver alerta que jovens podem desenvolver forma mais grave da covid-19

Tipo sanguíneo pode explicar o agravamento da doença em pessoas que estão fora do grupo de risco

Ouça o áudio:

Cariocas vão à praia apesar de decreto do governo do estado impedindo a aglomeração de pessoas - Tomaz Silva/Agência Brasil
Por se sentirem fora de perigo, muitos jovens se aglomeram e deixam de se cuidar

Na edição desta sexta-feira (21) do Bem Viver, você confere que jovens sem nenhuma comorbidade, apesar de estarem fora do grupo de risco, também podem desenvolver a forma mais grave da covid-19. O repórter Robert Siqueira, da Rádio USP conversou com a médica intensivista Maria Auxiliadora Martins. Na conversa, ela pede para que essa população se conscientize do perigo e intensifique os cuidados para evitar a contaminação pela doença.

Continua após publicidade

:: Covid mata mais entre trabalhadores que dependem do transporte coletivo ::

O programa atualiza as informações sobre a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A votação do texto estava prevista para acontecer no Senado ontem, mas foi adiada para a próxima terça-feira (25).

:: Com ano letivo perdido, escolas do campo lutam para manter turmas e garantir ensino ::

Você também conhece a campanha do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) contra o retorno das aulas presenciais. O movimento defende que as escolas só sejam reabertas depois que a pandemia do novo coronavírus esteja controlada no país.

A edição de hoje traz ainda uma denuncia envolvendo a Apetece Sistema de Alimentação, que atua no Hospital Heliópolis, na capital paulista. A empresa teria impedido que os trabalhadores terceirizados realizassem testes para detectar a covid-19. O motivo seria a necessidade de repor os funcionários em caso de infecção. O Brasil de Fato teve acesso a um áudio no qual a coordenadora da empresa traz essa informação.

Outro destaque é a entrevista com o gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes sobre um estudo da organização, que mostra que as grandes propriedades rurais concentram as maiores áreas desmatadas.

:: Kayapós lutam por cumprimento de regras para salvar seu ecossistema ::

Hoje é aniversário de morte do cantor e compositor Raul Seixas. Há 31 anos, o país perdia um de seus maiores artistas e para marcar a data, o programa traz um Mosaico Cultural sobre a passeata em homenagem ao cantor, que acontece todo ano, no dia 21 de agosto, na cidade de São Paulo. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento desse ano foi cancelado. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho