Alerta

Queda na taxa de transmissão não significa controle da covid-19 no Brasil

Números de casos e óbitos ainda crescem e cenário pode ser revertido, caso medidas de contenção sejam enfraquecidas

Ouça o áudio:

Coronavírus avança e medidas de segurança continuam essenciais. - Claudio Schwarz/ Unsplash
Não há motivo para falar em fim da pandemia.

O Brasil encerra a semana com um alerta direcionado da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a necessidade de que as medidas para conter o  avanço do coronavírus se consolidem no país. O aviso vem alguns dias depois do anúncio de que, pela primeira vez desde abril, a taxa de transmissão do vírus em território nacional caiu e teve pontuação abaixo de um. Medido e divulgado pelo Imperial College de Londres, o dado ficou em 0,98 no último relatório. Em resumo, isso significa que cada 100 infectados têm potencial de contaminar outras 98 pessoas.

Continua após publicidade

Por que a ideia de estabilização da covid no Brasil é uma realidade distante?

Se por uma lado o resultado é positivo e indica que a propagação do vírus diminuiu, por outro é necessário observar que o cenário é frágil e pode ser revertido em questão de dias. Isso porque o país chega a essa realidade ainda registrando números altos de contaminados e mortos por semana. Há um mês são confirmados mais de 300 mil novos pacientes a cada sete dias. O número de óbitos é superior a 6.500 semanais desde maio. Um eventual relaxamento nos cuidados com distanciamento social, higiene e isolamento, tem potencial para reverter qualquer tendência de controle.

Sem isolamento, Brasil pode ultrapassar sete milhões de casos da covid em um mês

Em conversa com o podcast A Covid-19 na Semana, o médico Aristóteles Cardona, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares afirma que não há motivo para se falar em fim da pandemia. "É uma notícia importante, porque a gente estava longe disso e quanto maior o índice, maior a propagação. Mas esses números são muito dinâmicos e respondem rapidamente à medidas que estão sendo ou não tomadas. Está longe de ser o controle da pandemia ou motivo para a gente se descuidar."

Chances de transmissão da covid pelo ar elevam risco do afrouxamento da quarentena

As afirmações do médico encontram respaldo em realidades que vem sendo registradas em países onde já se pensava ter havido um controle do coronavírus. França e Reino Unido voltaram a intensificar as restrições à circulação, temendo uma segunda onda de contágio. O processo de flexibilização também está sendo revisto na Espanha, que registrou aumento significativo de contágios novamente na última semana. O Brasil tem ainda uma preocupação extra: por aqui não houve queda nos números absolutos de infectados nas últimas duas semanas.

Miguel Nicolelis: flexibilizações no Brasil ocorrem 'fora dos parâmetros da OMS'

Além disso, o país está no continente que responde por boa parte dos registros de contaminados no mundo todo. Mais de 63% das pessoas que tiveram ou estão com covid-19 em todo o planeta vivem na América. Para piorar, quem puxa esses números para cima é o Brasil, junto com os Estados Unidos, onde as medidas de distanciamento e cuidados como uso de máscara também são fortemente criticadas por representantes do governo federal. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou para apoiadores que as máscaras não têm efetividade, sem explicar a fonte da informação.

E daí, Bolsonaro?

De concreto, o Brasil tem no momento os números registrados nos últimos dias, que não indicam diminuição no avanço da covid-19. No domingo (16), havia confirmação de cerca de 107 mil óbitos. O número ultrapassou 113 mil ainda na sexta-feira (21). Em cinco dias, foram mais de cinco mil confirmações, portanto. No início da circulação do vírus no país, foram necessários dois meses para o patamar de 15 mil casos fatais. Agora, esse tempo diminuiu para cerca de duas semanas.

Quantos votos valem um genocídio?

"100 mil infectados ainda infectam 98 mil pessoas. Ainda é muito! Essa história de platô, de controle, só serve para quando a gente tiver poucos casos. Tomara que essa tendência se mantenha, mas ela ainda vai precisar se manter e se intensificar por muitas semanas para a gente falar as coisas estão indo bem." completa Aristóteles.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho