panorama

Nas últimas 24 horas, Brasil contabilizou mais de 28 mil novos casos de covid-19

Os estados mais contaminados são São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Segundo a OMS, a pandemia do coronavírus deve durar ainda pelo menos dois anos - Christiano Antonucci – Secom-MT/ Fotos Públicas

O Brasil possui 3.605.783 de casos de pessoas infectadas pela covid-19 segundo o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Em comparação com números deste sábado, foram registrados 23.421 novos casos. 

A taxa de letalidade mantém-se na média de  3,2%. Nas últimas 24h foram 494 mortos pela doença, totalizando 114.744 vidas perdidas.

Na lista de estados mais com maior número de infectados, São Paulo ocupa o primeiro lugar, com 745.129 casos e 28.3467 mortes. No segundo lugar, a Bahia contabiliza atualmente 236.050 casos de diagnósticos positivos e 4.905 óbitos.  

Pandemia deve perdurar ainda por dois anos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou no sábado (22), que a pandemia do coronavírus deve durar ainda pelo menos dois anos. O diretor da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falando de Genebra, comparou a atual epidemia com a da gripe espanhola, de 1918, que matou mais de 50 milhões de pessoas no mundo.

O diretor lembrou que no caso da gripe foram necessários dois anos até a erradicação do vírus. Apesar da tecnologia avançada dos dias de hoje, a alta conectividade entre os continentes faz com que a propagação do vírus seja mais difícil de ser controlada.

:: Queda na taxa de transmissão não significa controle da covid-19 no Brasil ::

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito