Racismo

Homem negro é baleado por policial branco nos EUA e gera nova onda de protestos

Jacob Blake, de 29 anos, foi alvejado por vários tiros ao tentar entrar dentro do próprio carro onde estava com os filho

|
Jacob Blake estava com os filhos no momento do ataque - Reprodução / Arquivo Pessoal

Um homem negro, identificado pelo governo estadual do Wisconsin como Jacob Blake, de 29 anos, foi baleado nas costas pelo menos sete vezes por um policial branco em Kenosha, estado de Wisconsin, nos EUA, neste domingo (23), gerando uma nova onda de protestos antirracistas no país.

Continua após publicidade

Antes de disparar os tiros, a polícia ainda teria utilizado um “taser” (arma de eletrochoque) na vítima. O mais recente episódio de violência policial nos Estados Unidos começou às 17h, quando a polícia de Kenosha foi acionada para separar uma briga doméstica a qual Jacob Blake tentava solucionar.

O vídeo que circula nas redes sociais revelando o momento da agressão é uma gravação feita por uma das casas vizinhas à cena, que observava o conflito. As imagens mostram Jacob Blake circulando no seu próprio carro – um SUV prateado – enquanto é cercado por dois policiais da cidade de Kenosha, no Wisconsin, ambos segurando armas apontadas para baixo. O tiroteio começa quando a vítima abre a porta do veículo e tenta entrar no veículo.

:: Entenda como andam as investigações do caso George Floyd, 2 meses após o assassinato ::

Enquanto o policial de Kenosha dispara de 7 a 12 tiros contra a vítima – como relataram algumas testemunhas –, é possível observar uma mulher não identificada pulando enquanto grita de desespero perante a cena.

A vítima foi hospitalizada e uma multidão de civis se formou ao redor da cena do crime, transformando-se em um protesto logo em seguida. Durante a noite, o governo estadual do Wisconsin conseguiu informações sobre o quadro clínico de Jacob e os dados revelam que ele se encontra em graves condições de saúde.

O caso ocorreu a mais ou menos 64 quilômetros da cidade de Milwaukee, para onde a vítima foi levada e hospitalizada.

:: Treze pessoas morrem após polícia interceptar festa clandestina no Peru ::

O governador do Wisconsin, Tony Evers (Democrata), publicou uma série de protestos em sua página no twitter, onde fala a favor de Jacob Blake e ainda se declara contra o abuso de poder da polícia, que provocou diversas mortes na população negra norte-americana.

“Embora ainda não tenhamos todos os detalhes, o que sabemos com certeza é que ele não é o primeiro homem negro ou pessoa a ser baleada, ferida ou impiedosamente morta nas mãos de indivíduos que fazem cumprir a lei em nosso Estado ou país”, disse.

Grandes multidões

Durante a noite, os protestos pela vida de Jacob Blake tomaram grandes proporções, levando a cidade de Kenosha a declarar estado de emergência, em decorrência da reação dos civis contra a violência policial nos Estados Unidos.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver vários caminhões vazios pegando fogo. A revolta se tornou tão intensa que a cidade de Kenosha teve de emitir um toque de recolher até as 7h desta segunda-feira.

Também nesta segunda, o Tribunal de Justiça da cidade teve de ser fechado por conta dos danos sofridos durante os protestos da noite passada.