Medo

Pré-Natal e pandemia: Programa Bem Viver destaca queda no acompanhamento de gestantes

Pesquisa mostra que medo da covid afasta futuras mães de consultórios para acompanhar desenvolvimento do bebê

Ouça o áudio:

Mais de 80% das mulheres grávidas temem a contaminação pelo novo coronavírus durante as consultas de pré-natal e a internação hospitalar por ocasião do parto - Mateus Pereira/SECOM
Segundo pesquisa, 73% dos pediatras brasileiros afirmaram que as crianças não estão sendo vacinadas

O Bem Viver desta segunda-feira (24) abre a semana com um alerta importante, segundo pesquisa de entidades ligadas à saúde da mulher e da criança, o número de gestantes que deixou de fazer pré-natal aumentou durante a pandemia do novo coronavírus. O estudo também mostra uma queda na busca pela vacinação das crianças. O motivo dessa nova realidade é o medo de gestantes e mães de contrair o novo coronavírus. 

:: Artigo | Mulheres na saúde: as violências que precisamos enfrentar ::

Outro destaque são as novas dificuldades que o isolamento social trouxe para as crianças com algum tipo de deficiência. A repórter do Brasil de Fato de Pernambuco produziu uma matéria que faz um retrato dessa situação. A reportagem marca a Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla, que teve início na última sexta-feira (21) e segue até o dia 28 de agosto. A iniciativa tem como objetivo promover debates que despertem a reflexão sobre a igualdade e inclusão em toda a sociedade.

Ainda sobre os desafios impostos pela crise da covid, a correspondente do Brasil de Fato no Maranhão, Mariana Castro traz relatos de professores e alunos de escolas rurais sobre as dificuldades do ensino à distância.

Você também conhece uma iniciativa de pequenos agricultores e agricultoras de Caracas, na Venezuela, que criaram um catálogo online para vender seus produtos pela internet, durante a pandemia do novo coronavírus.

:: Mapuches enfrentam invasão de territórios na Argentina e no Chile durante pandemia ::

E o tema do quadro Alimento é Saúde de hoje são os alimentos ultraprocessados. A nutricionista Mirella D'Ambrosio Guida explica se esses alimentos são mesmo a melhor opção para colocar na nossa mesa. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho