Perigo na rede

Programa Bem Viver dá dicas de como se proteger de golpes pela internet

Número de casos subiu nos primeiros seis meses de 2020; idosos estão mais expostos ao crime

Ouça o áudio:

Tentativas de golpes pela internet tiveram um aumento de mais de 63% no primeiro semestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado - Marcos Santos/USP Imagens
Proteste afirma que é preciso redobrar os cuidados ao acessar a internet

A edição desta terça-feira (25) do Bem Viver tem como destaque um estudo feita pela Clearsale, empresa especializada em soluções antifraudes, divulgado pelo portal de notícias Uol, que mostra um aumento de 63,5% nas tentativas de golpes pela internet, no primeiro semestre desse ano. A repórter do Brasil de Fato, Cristiane Sampaio conversou com Thiago Porto, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que falou quais são os crimes mais comuns e como se proteger deles.

O programa de hoje também fala sobre o trabalho de pesquisadores da Universidade de Brasília, que estão desenvolvendo uma espécie de máscara úmida, para combater o novo coronavírus. A ideia é criar um acessório que seja umedecido com um produto capaz de matar o vírus, antes dele entrar em contato com a pessoa através do tecido.

:: Artigo | uma vacina contra a covid-19, soberana como Cuba ::

Na contramão do que diz a ciência, o presidente Jair Bolsonaro insiste no uso da cloroquina para o tratamento do coronavírus. Na última segunda-feira (24), ele participou do evento Brasil Vencendo a Covid-19, no Palácio do Planalto, para dar voz aos defensores do medicamento.

No entanto, uma reportagem do Brasil de Fato mostra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou o presidente, ainda em abril, que o remédio não deveria ser usado para tratar a doença.

:: “O Brasil está na contramão da ciência, isso ficará para a história” ::

Você também confere uma matéria sobre a proposta de criar uma renda básica permanente voltada para a população de baixa renda, como forma de fortalecer a proteção social.

:: Guedes entrega reforma tributária: sem taxar ricos e onerando toda a cesta básica ::

E a nutricionista Raíssa Faro explica o conceito de alimentação viva, que prega o consumo de frutas, verduras e sementes cruas. Ela também ensina como germinar sementes para serem utilizadas nas receitas do dia a dia. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho