Aprender

Alunos e professores contam ao Radinho BdF sua relação com a escola

Espaço de aprender, brincar e conviver, a escola é um dos locais mais marcantes da infância

Ouça o áudio:

Ensino remoto é uma experiência nova para muitas crianças e educadores - Marcos Santos/USP Imagens
Você se lembra qual é o nome da sua primeira professora?

O Radinho BdF desta quarta-feira (26) conversou com professores e alunos sobre a rotina na escola e os desafios da educação a distância. Devido a pandemia da covid-19, muitas crianças e educadores tiveram que adotar o ensino remoto pela primeira vez. A nova experiência abriu espaço para muitos sentimentos, inclusive, uma enorme saudade dos colegas. 

Como é o caso da Cecília de Souza, de 8 anos, moradora de São Paulo. Com muito carinho, ela conta que melhorou sua coordenação motora e aprendeu a desenhar com sua professora. Quem também sente falta da escola é o Francisco Magalhães, que tem 5 anos e mora em Niterói.

A Professora Gabriela de Oliveira, de Itapeva, interior de São Paulo, desabafa. “Sabe o que está mais difícil para nós, professores? É a distância de vocês, crianças. Não estar com vocês fica um vazio muito grande, porque quando a gente prepara uma aluna bem bacana, um material bem legal, a gente fica imaginando vocês fazendo [...] Saibam que a vontade de estar junto é muito grande! A gente torce para que isso passe rápido e estejamos juntos novamente”. 

Embora a vontade voltar às aulas presenciais seja enorme, o médico infectopediatra Marcelo Otsuka explica que ainda não é o momento de reabrir as escolas, pois ainda há perigo de infecção pelo coronavírus. O Alex Victor da Silva, de 9 anos, que mora com seus avós, que fazem parte do grupo de risco, em Madalena (CE), também acha que ainda é cedo para voltar. 

O contador de histórias Anderson Barreto narra uma adaptação própria da tradição oral indígena, “Jabuti que enganou a Onça”. Essa história faz parte do livro As Fabulosas Fábulas de Iauaretê, que reúne as mais divertidas lendas do ideário Guarani.

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho