Rio de Janeiro

Coluna

Prato Cheio | A cozinha vegetariana e a inovação nas receitas e sabores

Imagem de perfil do Colunistaesd
O preparo da flor ou coração de bananeira para alimentação nos faz sair do senso comum, mas continua sendo democrático - Divulgação
Até mesmo a fruta mais popular como a banana pode ter um novo sabor e ser inovadora

A culinária vegetariana pode parecer mais restrita quanto aos alimentos e sabores, mas é exatamente o contrário. A começar pelos tipos de alimentos de origem vegetal já é possível perceber tamanha variedade - verduras, legumes, frutas, sementes e castanhas, cereais, grãos, algas. O consumo integral desses alimentos (caule, frutos, casca, flor, raizes, sementes), além de evitar o desperdício nos fazem inovar na cozinha. Até mesmo a fruta mais popular pode ter um novo sabor e ser inovadora. Vamos desvendar o universo da bananeira.

A banana é originária da Ásia, mas se adaptou tão bem ao nosso clima, que consideramos um alimento brasileiríssimo.

Os brasileiros também se adaptaram tão bem a essa fruta, que se tornou um dos alimentos mais democráticos do nosso país. É barato, tem o ano inteiro e todo mundo ama. Geralmente é consumida madura, in natura (sem adição de outros ingredientes), mas muita gente tem o costume de fazer dela uma parte da refeição, misturado com o feijão, na farofa ou um purê.

Cada variedade de banana vai se adequar mais a um tipo de preparo - cozida, assada, crua. Já ensinei aqui na coluna como fazer a famosa biomassa de banana verde.

Além da fruta, a bananeira nos oferece outros alimentos, que acabam ficando escondidos, literalmente. Dentro do caule está o palmito da bananeira. Não é um alimento comum de se encontrar, mas é bem interessante e com o sabor parecido com o palmito que encontramos no mercado, apesar de ser um pouco mais fibroso.

A flor da bananeira, também conhecida como coração da banana, umbigo ou mangará, é aquele pedúnculo vermelho-arroxeado, da onde se originam os frutos. O preparo da flor para alimentação nos faz sair do senso comum, mas continua sendo democrático - é possível encontrar pelas ruas, tem o ano inteiro e, se provar, tenho certeza que vai amar. O sabor é puxado para o amargo, mas é só seguir o passo-a-passo abaixo pra fazer uma receita bem gostosa e prática:

CORAÇÃO DE BANANA (MANGARÁ)

Ingredientes:

1 coração (flor/umbigo) pequeno de bananeira

1 cebola

1 tomate

Cebolinha à gosto ou outro tempero fresco

Azeite para refogar

Vinagre branco

Modo de preparo:

Antes de tudo, retire as folhas externas e mais duras. Descarte. Lave bem o coração em água corrente;

Para 1 coração pequeno, você irá precisar de aproximadamente 1 litro de água e 4 colheres de sopa de vinagre branco. Já deixe uma panela preparada para ir colocando o coração conforme for cortando. Corte em fatias finas;

Ferva essa água 3 vezes, descartando a água entre as fervuras. Deixe ferver por 1 minuto cada vez. Não esqueça de repor o vinagre sempre que fizer uma nova fervura. Esse procedimento garante que irá diminuir o amargor;

Depois das fervuras, refogue no azeite com cebola e tomate até o coração ficar macio.Tempere com sal e cebolinha.

Dessa forma, você já pode usar como acompanhamento para o almoço, na torrada, sanduíche, ou como recheio de escondidinho, pastel, ou até mesmo misturado ao um molho de macarrão. Use sua criatividade!

Dica: Importante dizer que, para não afetar o crescimento do cacho de banana, o coração deve ser colhido apenas quando estiver a uma distância de mais ou menos 30 cm dos frutos. Assim você garante que mais bananas crescerão.

Edição: Mariana Pitasse