GREVE

Bancários de Pernambuco aprovam Estado de Greve

A categoria luta para manter direitos trabalhistas e rechaçam proposta de reajuste zero

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
A luta no momento é para garantir o reajuste salarial e manter direitos já conquistados, como a garantia do acesso ao plano de saúde e benefícios alimentícios - Bancários PE
Continua após publicidade

Na quinta-feira (27), o Estado de Greve foi aprovado pelos bancários de Pernambuco em assembleia virtual. Caso não haja negociação positiva e reivindicações atendidas, os bancários alertam que poderá haver paralisação parcial ou total dos trabalhos. Além disso, após votação, a assembleia extraordinária passa a ser permanente para pautar as necessidades da categoria. 

Segundo a secretária de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Cândida Fernandes, a luta no momento é para garantir o reajuste salarial e a manutenção de direitos já conquistados, como a garantia do acesso ao plano de saúde e os benefícios alimentícios, que tiveram propostas de cortes. Mesmo em meio à pandemia, o Comando Nacional dos Bancários alega que o setor financeiro é o mais lucrativo do país e cobra valorização e respeito para os trabalhadores. 

Continua após publicidade

"Não vamos aceitar reajuste zero. Até o momento, não houve o avanço que os bancários esperam, nem o reconhecimento pelo trabalho duramente prestado, principalmente neste momento de pandemia. A categoria está disposta para a luta e, se não houver reajuste positivo, infelizmente, os banqueiros estão nos empurrando para a greve", garante a secretária. 

Continua após publicidade

Até o momento, os representantes dos bancos insistiram no reajuste zero para 2020 e propuseram um abono de R$ 1.656,22 para este ano. Para o ano que vem, a proposta apresentada foi de repor 70% da inflação pelo índice do INPC a partir de 1º de setembro e os outros 30% depois de seis meses. As negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) seguem em andamento.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga