Saúde em dia

Para encerrar a semana, programa Bem Viver dá dicas para aumentar as defesas do corpo

Certos alimentos podem ajudar nosso sistema imunológico a se defender de ameaças

Ouça o áudio:

O própolis tem poder antimicrobiano e antioxidante - Mel Gama / Pixabay
Própolis, açafrão, limão e laranja são ótimos aliados na busca por um corpo mais saudável

O Bem Viver dessa sexta-feira (28) fala sobre a eficácia de uma alimentação balanceada para fortalecer o sistema imunológico. No quadro Momento da Saúde, produzido pela Rádio Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco, a nutricionista Lizelda Araújo elenca quais alimentos podem ajudar a aumentar as defesas do nosso corpo.

Ainda falando sobre hábitos alimentares, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as famílias brasileiras, sobretudo os mais jovens, estão substituindo a comida caseira, como o arroz e o feijão, por alimentos com baixa qualidade nutricional.

:: Além do feijão, o arroz também combina bem com espinafre ::

Você também confere uma entrevista com o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini sobre o descarte correto dos acessórios utilizados por pacientes infectados pelo novo coronavírus e pelos agentes de saúde que trabalham no combate ao vírus. 

:: Brasil testou apenas 6,3% da população para covid-19 ::

No quadro Momento Agroecológico de hoje, o destaque vai para um projeto que busca reunir todo o conhecimento acumulado ao longo dos anos, pela população que convive com a seca nas regiões semiáridas, e levar para a academia. A ideia é que todo esse material ajude técnicos e agricultores a lidar com as mudanças climáticas. 

:: “Pensar em ações estruturantes do pós-pandemia é fundamental” diz coordenador da ASA ::

E na última matéria da série especial sobre a presença dos Warao no Brasil, a repórter Catarina Barbosa fala sobre a busca de autonomia dos indígenas. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho