Vírus avança

Covid: Brasil tem 3,9 milhões de casos e veterinário chefiando decisões sobre vacina

Laurício Monteiro Cruz responderá pelas políticas de imunização e calendário vacinal de todo o país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Brasil tem mais de 121 mil mortos pela covid-19 - Carl de Souza/AFP

O Brasil chegou a 3.908.272 infectados pela covid-19 nesta segunda-feira (31), de acordo com informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Desde domingo (30), foram confirmados 45.961 novos casos. Também nesta segunda, o  Ministério da Saúde oficializou o veterinário Laurício Monteiro Cruz como diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis da pasta. No cargo, ele ficará responsável por gerenciar todas as decisões relativas a vacinação do país, inclusive as referentes à futura vacina contra o coronavírus.

Relembre: 115 mil óbitos por covid: Bolsonaro diz que jornalista "bundão" corre mais riscos

Laurício é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) e atua na prevenção da leishmaniose na Secretária de Saúde do DF. Em seu currículo, ele afirma que é formado pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC) e que tem mestrado pela Universidade de Brasília (UNB). O novo diretor substitui o funcionário de carreira do Ministério da Saúde, Marcelo Wada, também veterinário e que atuava como substituto no cargo desde maio.

Brasil passa de 121 mil mortes

Ainda de acordo com os números do Conass, o Brasil chegou a 121.381 mortes pela covid-19 nesta segunda_feira (31). Nas 24 horas desde domingo (30) foram registrados 553 novos óbitos. Os dados relativos à semana que se encerrou no dia 29/08 mostram diminuição no rimo de crescimento dos casos fatais. Ainda assim, os registros ficaram acima de 6 mil em sete dias. 

Casos de covid-19 ultrapassam 25 milhões no mundo; Américas registram mais de metade

Os estados que mais registram números absolutos de mortes são São Paulo (30.014), Rio de Janeiro (16.065) e Ceará (8.409). A taxa de letalidade nacional é de 3,1%. Rio de Janeiro e Pernambuco tem índices bastante superiores, com 7,2% e 6% respectivamente.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho