Injustiça

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 31 de agosto de 2020

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e censura imposta pela Justiça ao Jornal GGN estão entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi celebrado no último sábado (29). A data foi estabelecida em 1996, durante o 1° Seminário Nacional de Lésbicas. No dia 19 de agosto também é celebrado o Dia do Orgulho Lésbico. Nesse dia, um grupo organizou um levante no Ferro’s Bar, conhecido reduto lésbico dos anos 70 em São Paulo, contra a tentativa do dono do estabelecimento de impedir a venda de um jornal informativo do Grupo de Ação Lésbico Feminista.

Apesar de anos de luta, mulheres lésbicas e bissexuais continuam sendo vítimas da invisibilização e de diversos tipos de violências, entre elas, a falta de preparo de profissionais da saúde pública e privada em consultas ginecológicas. Confira no programa, relatos de pessoas que sofreram violências nesse âmbito, além da análise de especialistas.

Continua após publicidade

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz os detalhes da decisão da 32ª Vara Cível do Rio de Janeiro que obrigou o Jornal GGN a tirar do ar uma série de reportagens sobre o Banco BTG Pactual, sob pena de pagamento de multa diária de 10 mil reais em caso de descumprimento.

A decisão do juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves se baseia em uma série de reportagens realizadas pelos jornalistas Luís Nassif e Patricia Faermann. 

Elas abordam vários contratos suspeitos envolvendo o banco, a começar por uma licitação da Zona Azul da Prefeitura de São Paulo, vencida pelo banco através da empresa Allpark, que pertence ao grupo BTG. 

As reportagens do Jornal GGN estão baseadas em investigações que trazem os detalhes da licitação vencida pela Allpark, com diversas restrições que impediam a concorrência de outros interessados.

Segundo o magistrado do Rio de Janeiro as matérias seriam parte de uma suposta “campanha desmoralizadora, para causar dano à honra objetiva do banco (…) e que transborda os limites da liberdade de expressão”.

O Jornal GGN, irá recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal, com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, da Associação Brasileira de Imprensa e do Instituto Vladimir Herzog.

Confira ainda, detalhes da nova pesquisa do Instituto Nacional de Câncer denominada "Interferência da Indústria do Tabaco no Brasil: a Necessidade do Ajuste de Contas". 

Felipe Mendes, secretário executivo substituto da Convenção Nacional do Controle do Tabaco no Brasil do Instituto Nacional de Câncer, afirmou ao jornal que um dos principais pontos da pesquisa é que o valor gasto com tratamentos causados pelo consumo do cigarro é o dobro do que a indústria tabagista gasta com propagandas: 

Atualmente, o Brasil tem 20 milhões de fumantes. Tânia Cavalcante, integrante da Secretaria Executiva da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil e médica do Instituto Nacional de Câncer, diz que embora o país seja reconhecido internacionalmente pelas políticas de redução do tabagismo, o número de fumantes aqui equivale a duas vezes a população de Portugal. 

Segundo a médica, essa parcela da população, além de correr risco de ter doenças pulmonares e cardiovasculares também está mais propensa a ser contaminada e ter complicações pela COVID-19.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos