Prevenção

Lavar os alimentos após as compras? Programa Bem Viver fala da importância do hábito

Além do coronavírus, os alimentos também podem ficar expostos a outros tipos de contaminação

Ouça o áudio:

Higienização adequada previne contato com doenças como coronavírus e leptospirose - Polina Tankilevitch/Pexels
Higienizar alimentos é uma medida profilática eficaz

Na edição desta segunda-feira (31), o Bem Viver destaca a importância de lavar legumes, frutas e hortaliças ao chegar do sacolão, feira ou mercado. A nutricionista Sofia Barbosa explica como deve ser feita essa higienização de forma correta, para prevenir doenças.

:: Enfermeiros do HCPA reforçam a necessidade de manutenção das medidas de prevenção ::

No boletim A Covid-19 Na Semana, o médico de família e comunidade Aristóteles Cardona Júnior fala sobre os possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus, além de trazer uma reflexão sobre os números da doença pelo país.

:: Possibilidade de reinfecção pela covid é o novo desafio da ciência ::

O programa de hoje também traz uma matéria que traça um perfil das pessoas que fizeram testes para o novo coronavírus no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 6,3% da população brasileira teve acesso aos testes. 

:: Os planos de saúde são obrigados a fazer testes sorológicos de detecção da covid-19? ::

No Brasil, a procura por informações sobre tratamento para abandonar o tabagismo aumentou durante a pandemia de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O vício do cigarro está entre os 10 fatores que aumentam os riscos de morte pela covid-19.

:: Dia Nacional de Combate ao Fumo adentra a luta contra Covid-19 ::

A edição de hoje adverte os perigos da automedicação e do interrompimento de tratamentos médicos durante o período de isolamento social. Quem traz o alerta é a médica Silvana Quintana, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em Ribeirão Preto. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Michele Carvalho