Paraíba

BIBLIOTECA POPULAR

Biblioteca com cinco mil livros chega ao Centro de Formação Elizabeth J.P. Teixeira

Obras foram adquiridas e organizadas pelo professor comunista Waldomiro Cavalcanti, in memoriam

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Caminhão com as cinco mil obras sendo descarregado No Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira do MST - Foto

Cerca de cinco mil livros foram doados ao Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira do MST, oriundas do Cenpre - Centro Luiz Carlos Prestes de Estudos Sociais. As obras foram adquiridas e organizadas pelo professor comunista Waldomiro Cavalcanti in memoriam

A biblioteca ficava localizada no bairro dos Ipês, em João Pessoa, e foi transportada para Lagoa Seca, onde fica o Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira na manhã desta segunda-feira (31). 

"Com muita gratidao a todos e todas que construíram lutas e sonhos que chegou em nosso Centro o acervo bibliográfico a Biblioteca do Centro Cultural Carlos Prestes. Aqui será denominada 'Waldomiro Cavalcante'. Seguiremos sua com memória viva. Agradecemos a doação e nos comprometemos de zelar pelos livros e símbolos. Obrigado Jonas, Alexandre, militantes do MST que carregaram e descarregaram o caminhão. Viva Waldomiro...Prestes Vive!", exclama Dilei Schiochet, coordenadora do MST na Paraíba.

Waldomiro Cavalcante, presente!

Segundo o professor de História, Jonas Duarte, o Cenpre - Centro Luiz Carlos Prestes de Estudos Sociais é um organismo criado pelo professor Waldomiro Cavalcante, que era comunista, revolucionário e contemporâneo de Luiz Carlos Prestes. 

“Waldomiro reuniu esta coleção, que ele chamava orgulhosamente de Biblioteca Latino-Americana Gregório Bezerra, para a organização do povo trabalhador. Criou o Cenpre perto do viaduto Sonrisal para trabalhadores e trabalhadoras usufruírem de leitura sobre sua classe, estudarem e debaterem sobre a revolução nas as obras de Karl Marx, Lenin e demais revolucionários”, conta Jonas.

Fundador da Associação Cultural José Martí da Paraíba, professor Waldomiro Cavalcanti da Silva (1933-2017), foi homenageado, na ocasião de sua morte, com condolências e uma nota de pesar da diplomacia cubana.
 


Circulação / Card

Edição: Maria Franco