Crises

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 1° de setembro de 2020

Tombo do PIB brasileiro, saída de Dallagnol da Lava Jato e pedido de impeachment de Crivella são destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O coordenador da Lava Jato em Curitiba, o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol anunciou que deixou a força-tarefa, nesta terça feira (1). Dallagnol fez várias denúncias da Operação Lava Jato contra empresários e políticos. Entre essas denúncias, estão as realizadas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diversos juristas têm denunciado os abusos de poder do procurador no âmbito da operação e no caso da denúncia contra o ex-presidente, incluindo a famosa apresentação "powerpoint"

Dallagnol deixa a Lava Jato com dois processos disciplinares abertos contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que estão suspensos, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello. 

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) já pediu várias medidas ao CNMP contra Dallagnol, por exemplo, por desvio de conduta ética e moral, por ter repassado informações privilegiadas ao blog de direita O Antagonista, e por ter incentivado a elaboração de um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, junto à procuradora Thamea Danelon. 

Em diálogos e documentos revelados em julho do ano passado pelo The Intercept Brasil, havia ficado explícita a intenção de Dallagnol em lucrar com participações em eventos, palestras e livros a custa da fama obtida como estrela da força-tarefa da Lava Jato.

“Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”, disse em um chat do Telegram com sua esposa.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz detalhes sobre o curso "A crise brasileira e as saídas populares" organizado pelo Projeto Brasil PopularO curso, aberto e gratuito, conta com nomes como: Margarida Salomão, João Pedro Stedile, Leonardo Boff, Dari Krein, Dilma Rousseff, Darlan Montenegro, Celso Amorim, Ricardo Gebrim e Nalu Faria, entre outros importantes nomes da academia e da política institucional e popular brasileira. 

Para falar sobre o espaço e o Projeto Brasil Popular, o jornal recebe Teresa Maia, da Secretaria Nacional do Projeto Brasil Popular, e mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Confira ainda a situação do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), após ter esquema ilegal denunciado pela TV Globo nesta terça (31). O Ministério Público do Rio de Janeiro investigará Crivella, por manter um serviço ilegal em que servidores ficavam na porta de hospitais para evitar que a imprensa dialogasse com a população sobre temas de saúde. Pelo mesmo motivo, o Psol formalizou na tarde desta terça, um pedido de impeachment contra o prefeito na Câmara dos Vereadores. 

Todos os destaques e o jornal completo, no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos