Crise econômica

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 3 de setembro de 2020

Corte do auxílio emergencial pela metade, definido pelo governo de Jair Bolsonaro, está entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O governo Bolsonaro editou Medida Provisória 1.000, nesta quinta-feira (3), que corta o valor do auxílio emergencial pela metade. Oposição se articula para no Congresso Nacional para que a Medida Provisória do governo seja alterada e que o valor original de R$ 600 por parcela seja mantido até o fim do ano.

O texto precisa ser analisado pela Câmara e Senado para ser mantido ou derrubado. Na terça-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que vai trabalhar para aprovar a prorrogação do benefício. 

Confira as informações sobre a autorização, feita por Jair Bolsonaro do uso da Força Nacional em áreas de assentamento do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra na Bahia. Parlamentares da oposição e o movimento consideram a medida ilegal.

Para analisar as possíveis razões e impactos da saída do procurador Deltan Dallagnol da chefia da força-tarefa da Lava Jato, na última terça (1), o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe a advogada, e untegrante do coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia, Tânia Mandarino.

O programa também traz detalhes sobre o anúncio da Embraer, nesta quinta, de demissão de 2.500 trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos diz que as demissões foram feitas sem qualquer negociação com a entidade.

Especialistas alertam sobre riscos da chamada Nova Lei do Gás. O texto do projeto de lei permite que o governo aumente a participação de empresas privadas no mercado de gás natural, hoje controlado pela Petrobras.

Segundo o governo, a medida promete gerar um pacote de investimentos e infraestrutura, mas de acordo com entidades ligadas ao setor, a mudança na lei é, na realidade, mais um passo para a privatização da Petrobras.

Uma das principais mudanças está na atividade de transporte e distribuição do insumo. Atualmente, o regime de concessão prevê que a empresa interessada no mercado vença um leilão da  ANP (Agência Nacional do Petróleo). 

A nova lei, que segue agora para o Senado, estabelece a alteração para o regime de concessão, onde basta a empresa apresentar um projeto e aguardar o aval da agência.

Segundo William Nozaki, Diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a nova lei tem como objetivo aumentar o acesso de operadores privados no segmento, mas há riscos e incertezas que precisam ser consideradas.

Setembro Amarelo

Setembro é marcado como o mês de prevenção ao suicídio. A Campanha Setembro Amarelo tem como objetivo dar visibilidade ao problema, que tem aumentado nos últimos anos no Brasil. Segundo a última pesquisa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema, em 2016, o país teve um aumento de 7% na taxa de suicídio em seis anos, enquanto o índice global teve redução de 9,8%. 

De acordo com a OMS, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos em todo o mundo e a cada ano a chance de reincidência dos tentantes se torna cada vez maior.

No Brasil, segundo pesquisa recente da FEBRASGO, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, nos últimos dez anos o número de mulheres vítimas de suicídio aumentou consideravelmente. Entre a população masculina, esse aumento foi de 33%. 

Segundo a doutora Carmita Abdo, psiquiatra e integrante da Comissão Nacional especializada de Sexologia da Febrasgo, as tentativas de suicídio entre as mulheres sempre foram mais altas comparadas com as dos homens. 
 

Confira todas as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos