Líder indígena

Cacique Raoni recebe alta do hospital depois de se recuperar da covid-19

É a segunda internação do cacique em menos de dois meses, logo após a perda da mulher, Bekwyjkà Metuktire, em julho

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Raoni estava internado havia uma semana em Mato Grosso
Raoni estava internado havia uma semana em Mato Grosso - Foto: Catarina Barbosa/Brasil de Fato

O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (4) após ser diagnosticado com coronavírus. A informação foi confirmada pelo Instituto Raoni.

Ele estava internado havia uma semana no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop (MT), a 503 km de Cuiabá, após apresentar dores no peito, sintomas de pneumonia e alterações no sangue. O quadro, no entanto, foi controlado, o que possibilitou a liberação.

:: Raoni é indicado para membro de maior entidade de conservação ambiental do mundo :: 

Segundo a família do líder indígena, ele passará alguns dias em Colíder, também no Mato Grosso, antes de voltar para a aldeia Metuktire, no Parque Indígena do Xingu.

Foi a segunda hospitalização do cacique em menos de dois meses. Em julho, ele já havia sido internado por nove dias em um hospital de Colíder por uma hemorragia digestiva e desidratação.

O estado de saúde de Raoni se fragilizou depois da morte de sua mulher, Bekwyjkà Metuktire, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), em 23 de junho. De acordo com a família, o cacique tem lutado contra uma tristeza profunda desde a perda.

Covid entre indígenas

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) contabiliza 398 mortes de indígenas pela covid-19 até esta sexta-feira. Segundo o órgão, são 23.932 casos confirmados e outros 842 suspeitos.

Edição: Leandro Melito