Protestos

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de setembro de 2020

Mobilizações do 26º Grito dos Excluídos e pronunciamento do ex-presidende Lula estão entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A 26º edição do Grito dos Excluídos e Excluídas contou com ações em diversas cidades do país.O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz um resumo dos atos realizados nesta segunda-feira (7). Confira no programa também, entrevista com Jardel Neves Lope, que faz parte da coordenação do Grito dos Excluídos e é coordenador nacional da Pastoral Operária.

O Jornal Brasil Atual também tem como destaque o pronunciamento realizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira. Em sua fala, o ex-mandatário lamentou as mortes decorrentes do coronavírus no Brasil, responsabilizou o governo Bolsonaro pelas crises em que o país se encontra, e falou sobre as possíveis saídas para essas crises.

O ex-presidente destacou a importância da participação popular nas “grandes escolhas e nas opções fundamentais da sociedade” e criticou o que chama de “pactos pelo alto com as elites": "Quem vive do próprio trabalho não quer pagar a conta dos acertos políticos feitos no andar de cima. Não apoio, não aceito e não subscrevo qualquer solução que não tenha participação efetiva dos trabalhadores. Não contem comigo pra qualquer acordo em que o povo seja mero coadjuvante", afirmou Lula.

O jornal continua abordando informações da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Durante a pandemia, a busca pelo tema ‘depressão’ e ‘suicídio’ na internet disparou. Segundo pesquisa da plataforma digital, Comunica que Muda, que coleta dados durante a pandemia monitorando as redes sociais brasileiras, em maio deste ano foram feitas mais de 103 mil menções ao tema. 

Também foi registrado aumento no número de relatos de tentativas de suicídio, de 6,3% em 2017, para 23,5% em 2020.

Confira todos os destaques e informações no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos