SINTONIZE

Radinho BdF: o que é autoproteção e como cuidar do seu corpo?

Autoproteção é proteger seu corpo de interações indesejadas e falar sobre o acontecido para pessoas de confiança

Ouça o áudio:

Conversar com familiares de confiança é uma maneira de se proteger - Freepik
Se proteger significa não ter segredo com quem você confia

O Radinho BdF desta quarta-feira (09) falou sobre um tema importante para todas as idades: cuidar do próprio corpo. Respeitar as vontades individuais de cada um também é uma maneira de cuidar. A psicóloga Camila Andrade explica que é importante saber que “há pessoas que não gostam de abraço e a gente tem que respeitar essa decisão”.

Mas e quando alguém não respeita a nossa vontade? Em casos como esse, devemos nos autoproteger, comunicando o ocorrido para quem nós confiamos, como a nossa mãe, pai, avós, irmãos ou responsáveis. Como faz o Felipe Marcelino, de 9 anos, morador de Piracicaba, que confia em sua família e sempre conta para eles o que acontece.

As brincadeiras também são uma maneira poderosa de se comunicar. Por isso, nessa edição do Radinho BdF, a Ana Claudia Leite do Instituto Alana ensinou a Brincadeira da Troca de Palavras, onde se altera uma vogal ou consoante das palavras. Aprendemos também o Jogo do Sim e do Não, que faz parte do livro Pipo e Fifi da Caroline Arcari.

Outra uma maneira de cuidar do nosso corpo é praticando atividades físicas. O Igor Carvalho, 10 anos, morador de São Paulo, pratica uma arte marcial coreana, chamada Hapkido. Enquanto o Guido Barreto, de 4 anos, gosta de cuidar dos seus músculos, a segunda parte mais querida de seu corpo. Você arrisca dizer qual é a primeira parte favorita de Guido? Eu te conto: seu cotovelo!

Para encerrar mais uma edição do Radinho BdF, a professora Claudia Diniz, que faz parte do grupo Contadores do Sótão, contou uma história sobre uma garota corajosa, a Ritinha, chamada Não me Toca Seu Boboca.

 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

Edição: Michele Carvalho