revolta

Sete mortos e centenas de feridos em protestos contra repressão policial na Colômbia

Levante popular começou após um advogado ser assassinado com choques elétricos pela polícia de Bogotá durante abordagem

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Manifestantes atiram pedras contra policiais após o assassinato do advogado Javier Ordóñez , de 46 anos, no início desta quinta (10) - STR / AFP

A Colômbia vive uma intensa jornada de protestos desde a madrugada desta quinta-feira (10) contra a repressão policial. Sete pessoas morreram e centenas ficaram feridas durante as manifestações na capital do país, Bogotá, e outras cidades, segundo as informações do Ministério da Defesa.

O levante popular no país latino-americano teve início após a divulgação de imagens da abordagem da Polícia de Bogotá contra um advogado de 46 anos, Javier Ordoñez, na noite da quarta-feira (9). O colombiano morreu após ser imobilizado pelos agentes policiais e receber descargas de choques elétricos.

Integrantes de movimentos populares do país denunciam que Bogotá está militarizada e exigem o fim da repressão contra a sociedade civil e a investigação e punição dos agentes responsáveis pela morte de Ordoñez e pelas demais mortes pelas mãos da polícia.

Como resposta, o Ministro da Defesa do governo de Iván Duque, enviou 300 soldados do Exército colombiano para reforçar as operações da polícia na capital.

As organizações sociais e políticas do país denunciam que cerca de 45 pessoas também foram detidas durante a última madrugada e que diversos ativistas de direitos humanos e jornalistas foram agredidos.

 

*Com informações da teleSUR.

Edição: Luiza Mançano