Terra e teto

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 14 de setembro de 2020

São Paulo registra metade das ações de despejo no que vai do ano, segundo Campanha Despejo Zero

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Neste mês, a campanha Despejo Zero – Pela Vida no Campo e na Cidade divulgou o primeiro compilado de informações sobre remoções, despejos e tentativas de remoções em todo o país, levantadas através de formulário online e análise de bases de dados do Observatório de Remoções e das Defensorias Públicas.

A campanha foi lançada no final de julho, e surge após uma série de medidas de reintegração de posse ou medidas administrativas de remoção de famílias sem teto, a maioria com o uso de força policial. Os casos aumentaram durante a pandemia, agravando a vulnerabilidade de centenas de famílias. 

Segundo o levantamento, mais de 50% dos despejos em 2020 ocorreram em São Paulo. Para Marco Baratto, da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), os dados divulgados mostram que "grande parte dessas reintegrações de posse têm cunho político e ideológico".

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz informações sobre a situação dos 2.500 funcionários demitidos pela Embraer desde o início de setembro.

Na última quinta-feira, dia 10 de setembro, a Embraer anunciou a demissão de 900 funcionários de suas fábricas instaladas no interior do estado de São Paulo.

Estes trabalhadores desligados da fabricante de aeronaves somam-se a outros 1.600 funcionários dispensados por meio do Plano de Demissões Voluntárias (PDV).

A situação da Embraer motivou os deputados estaduais Emidio de Souza e Professora Bebel a convocarem uma audiência pública para discutir, com trabalhadores e sindicatos, soluções para o problema.

Segundo Emidio, "todo esse processo pode ser visto como uma forma de desgastar e de desmontar a empresa", tida como uma das mais importantes do setor aéreo no mundo.

Confira todas as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos