COM FILAS

Sem médicos, agências do INSS reabrem nesta segunda (14); em SP seguem fechadas

Após 5 meses, atendimentos presenciais são retomados, porém consultas de perícias médica devem ser reagendadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Médicos peritos anunciaram na sexta (11) que não retornariam ao trabalho por falta de EPI's
Médicos peritos anunciaram na sexta (11) que não retornariam ao trabalho por falta de EPI's - Divulgação

Após 5 meses com as agências fechadas, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reabriu os locais de atendimento nesta segunda-feira (14). No entanto, como já se sabia desde sexta-feira (11), os médicos peritos não aderiram à volta por falta de equipamentos de proteção, segundo informou a categoria por nota. Desta forma, as consultas serão reagendadas.

Continua após publicidade

:: Caixa libera últimos três lotes do FGTS Emergencial em setembro; confira calendário :: 

O Instituto pede que os segurados marquem suas consultas pelo site Meu INSS (também disponível em aplicativo para Android e iOS) ou pelo telefone 135.

As solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, devem continuar sendo feitos remotamente.

O INSS informou que os serviços presenciais disponíveis são: perícia médica (somente a partir de nova avaliação dos locais de atendimento); avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa ou judicial; e reabilitação profissional.

:: Opinião | Você sabia que Bolsonaro foi contra o auxílio emergencial? Entenda mais :: 

O Instituto disponibilizou um site que permite conferir quais agências estão funcionando em cada estado. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

São Paulo

Em São Paulo, uma decisão judicial barrou que as agências do estado fossem abertas. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) comunicou a suspensão no domingo (13).

:: Problemas para ter acesso ao Saque Emergencial do FGTS? Confira formas de solucionar :: 

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, confirmou nesta segunda (14) que o órgão vai recorrer da decisão. Ele defendeu o protocolo de retomada adotado, acrescentando que as atividades presenciais são essenciais à população.

Mesmo assim, filas foram registradas nas agências em diversas cidades do estado. Como a decisão do TRF-3 foi no domingo, é possível que muitas pessoas não foram informadas da alteração.

:: Passo a passo: saiba como solicitar seu Seguro-Desemprego online :: 

A suspensão da reabertura das agências em São Paulo atende a uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social.

Filas

Mesmo diminuindo mês a mês, a fila para receber o INSS segue grande. O INSS tem hoje 906 mil requerimentos em exigência, aqueles que dependem de informação complementar.

:: Opinião | Mercado de trabalho respira com ajuda de aparelhos :: 

Em janeiro, eram mais de 2 milhões de pessoas na espera pelo benefício. Segundo o próprio INSS, a queda na fila aconteceu pelo fechado das agência, o que acarretou na diminuição da procura pelo benefício por parte da população. 

Edição: Lucas Weber