Crise alimentar

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 15 de setembro de 2020

Sistema de abastecimento de alimentos brasileiro foi entregue a interesses privados, denuncia ex-diretor da Conab

Ouça o áudio:

Presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante Cerimônia de Inauguração do Observatório da Agropecuária Brasileira. 05/09/2019 - Guilherme Martimon/MAPA

O ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, afirma que entre as causas da crise nos preços de alimentos básicos no Brasil está o fato de o país ter perdido 30% de área de cultivo de alimentos para o agronegócio.

Para Porto, a alta nos preços dos alimentos é responsabilidade do governo federal que, segundo ele, não tem "vontade política" para resolver o problema. Como exemplo, o ex-diretor da Conab citou o veto de Bolsonaro ao socorro financeiro para a agricultura familiar.

"O mais absurdo é que não só foi um veto feito pela Presidência da República, mas foi um veto feito com a concordância do Ministério da Agricultura, então não é só uma questão de que o Ministério da Economia considerou que haveria gastos [demais]. Isso está no comunicado presidencial ao Congresso Nacional, ele entendeu que esse projeto de liberação de recursos para estimular a produção de alimentos não caberia nesse momento e, portanto, ele não era de interesse público. É isso que está escrito na mensagem presidencial. Imagina se a produção de alimentos não é de interesse público?", questionou Porto.

Confira também no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, o Projeto de Lei 4531 de autoria do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), que prevê novas medidas contra desmatamentos na área da Amazônia Legal, Pantanal e Cerrado.

Segundo dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), 2020 já é o segundo ano com mais alertas de desmatamento na Amazônia da série histórica anual. Já no Pantanal, conforme análise feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), até o dia 6 de setembro, foram queimados mais de 23 mil quilômetros quadrados. 

O jornal ainda traz atualizações sobre os assassinatos de indígenas Chiquitanos, na fronteira entre Brasil e Bolívia, que ocorreram há mais de um mês, e continuam impunes. 

No último dia 11 de agosto, quatro indígenas chiquitanos foram mortos próximo à comunidade de San José de la Frontera, na Bolívia. 

Paulo Pedraza Chore, Ezequiel Pedraza Tosube, Yonas Pedraza Tosube e Arcindo Sumbre García estavam caçando na região quando foram surpreendidos pelo Gefron (Grupo Especial de Fronteira), núcleo da polícia do Mato Grosso.

De acordo com a polícia, os quatro seriam suspeitos de tráfico de drogas, mas carregavam apenas carnes de animais silvestres.

A análise dos corpos das vítimas mostrou sinais de tortura, e os familiares denunciaram ação criminosa dos policiais envolvidos na ação.

Todos as informações no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos