Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

VIOLÊNCIA

No sexto mês de quarentena, número de mulheres mortas a tiros dobrou no RJ

Plataforma Fogo Cruzado aponta que 34 mulheres foram baleadas no Grande Rio durante a pandemia; 12 morreram

15.set.2020 às 17h03
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

O Rio de Janeiro foi o município da Região Metropolitana com o maior número tiroteios durante a quarentena - Arquivo/ Agência Brasil

Um levantamento da plataforma Fogo Cruzado divulgado na última terça-feira (14) aponta que desde quando foi decretada a quarentena no estado do Rio, houve um crescimento de mulheres baleadas na Região Metropolitana. Ao todo, foram 34 vítimas. Deste total, 12 morreram. O relatório aponta que metade dos casos ocorreu entre cinco de agosto e 1° de setembro. 

Entre as vítimas está a sargento do Exército Bruna Carla de Araújo, morta a tiros no dia 30 de agosto, em um assalto na Avenida Presidente Kennedy, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Bruna Carla estava de carro com a família, quando o veículo enguiçou e o marido teve que descer para fazer o conserto.

A sargento chegou a ser socorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pilar, mas não resistiu. Ela era lotada no 21º Batalhão de Paraquedistas.

Menos tiroteio

O relatório apresentado pela plataforma Fogo Cruzado aponta ainda que houve uma queda nos disparos de arma de fogo, se comparados com o mesmo período de 2019. Segundo o levantamento, ocorreram 2.359 tiroteios na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, 43% a menos que o registrado entre os dias 14 de março e 13 de setembro do ano passado, quando houve 4.114 tiroteios.

O documento revela também a redução do número de agentes de segurança em áreas onde ocorreram disparos de arma de fogo. De acordo com o Fogo Cruzado, houve 575 disparos, o que representa 24% do total de tiroteios registrados nestes seis meses de quarentena. Já em comparação com o mesmo período de 2019, houve queda de 53% no índice de agentes envolvidos nos tiroteios.

A redução também está relacionada com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu as operações policiais nas favelas e periferias durante a pandemia desde junho. No dia quatro de agosto, a Corte ratificou a liminar concedida pelo ministro Edson Fachin a favor da suspensão.

Leia mais: Após protestos, tiroteios com agentes de segurança caem 76% em junho no Rio

De acordo com um estudo feito pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF) e a plataforma Fogo Cruzado, ao menos nove vidas foram poupadas por semana desde que foi decretada a suspensão de operações policiais em favelas do Rio.

Entre os dias  cinco e 19 de junho, 15 dias desde a decisão, houve uma redução de 75,5% das mortes decorrentes de operações policiais em relação à média de mortes no mesmo período entre os anos de 2007 e 2019, e de 49,6% em relação aos feridos.

O levantamento revelou também que a capital fluminense, com 1.447 registros, foi o município da Região Metropolitana com o maior número tiroteios durante a quarentena, concentrando 61% do total acumulado no Grande Rio.

Em segundo lugar está o município de São Gonçalo, com 265 disparos de armas de fogo; Duque de Caxias, com 164; Niterói, com 100 casos e Belford Roxo, com 88 tiroteios completaram o ranking. O Rio de Janeiro também foi o município com o maior número de mortos, ao todo 142 óbitos, já feridos foram 164.

Editado por: Jaqueline Deister e Rodrigo Chagas
Tags: riodejaneiroviolência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Desigualdade

Governo Milei comemora queda da inflação enquanto povo sofre com demissões e renda em queda

DISPUTA DE NARRATIVA

Acnur afirma que Venezuela tem 6 milhões de refugiados e Caracas responde: ‘máfia a serviço da Usaid’

Ataques a imigrantes

Trump culpa imigrantes por crise econômica para encobrir bilionários, diz editora de projeto internacional

CINEMA

Santa Cruz valoriza memória e mantém olhos no mercado com festival

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.