Mais uma chance

Fies: sem divulgar datas das inscrições, MEC publica regras para vagas remanescentes

Programa de financiamento possibilita estudantes de baixa renda ingressarem em instituições de ensino superior privadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para participar das vagas remanescente é preciso ter feito o Enem a partir de 2010 e não ter zerado a redação - Reprodução MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira (16), as regras para as vagas remanescentes do segundo semestre do Fies (Financiamento Estudantil). 

:: Prouni: inscrições para vagas remanescentes do segundo semestre estão abertas :: 

Não foram divulgadas as datas para que os estudantes possam se inscrever. No texto da portaria, o Ministério informa que a Instituições de Ensino Superior (IES) devem comunicar entre os dias 22 e 24 de setembro "os cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial". Ou seja, o período de inscrição aos candidatos deverá ser posterior a esta data.

Segundo o MEC, as vagas que serão ofertadas se referem as que não foram preenchidas no período anterior de seleção.

:: Reitor da federal de Pelotas crê que universidades vão sair mais fortes da pandemia ::

Poderão se inscrever os candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 sem ter zerado na redação e que tenham renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

As vagas remanescentes são uma seleção inteiramente nova. Por isso, quem participou das edições anteriores do Fies, mesmo que tenha sido a mais recente, terá de se inscrever novamente.

:: Volta às aulas em SP? Cenário é de insegurança pura, diz especialista :: 

Pagamento Fies

Estudantes que utilizam o Fies (Financiamento Estudantil) pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal podem pedir a suspensão do pagamento de até quatro parcelas.

A medida vale para quem estava em situação de adimplência (em dia com o pagamento) com o contrato antes do dia 20 de março, data em que foi decretado o estado de calamidade pública no país.

:: MEC disponibiliza simulação da prova do Enem por aplicativo para celular e tablet :: 

No caso da Caixa, basta o estudante acessar a página, fazer o login e acessar a opção "Contrato Fies", "Contrato" e em seguida selecionar "Pausar Contrato", aceitar o temo de compromisso e clicar em "Solicitar Pausa".

Pelo Banco do Brasil, o estudante deve usar o aplicativo do banco. Ao acessá-lo, procure por "Solução de Dívidas" e depois selecione "Suspensão Fies". Caso o estudante não tenha acesso ao aplicativo ele pode solicitar a suspensão nas agências do banco. 

Edição: Lucas Weber