Pernambuco

Coluna

Ciência Popular | Nuvem de abelhas e gafanhotos: sinais dos tempos?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Na última semana, o aparecimento de enxames de abelhas na zona urbana de Petrolina causou uma morte e sete pessoas foram hospitalizadas - Reprodução
O planeta está devolvendo toda a ação antrópica com juros

A física ensina que para toda a ação há uma reação. E não apenas para o estudo de movimentos, esta lei também serve para exemplificar que a ação do homem na natureza, conhecida como ação antrópica, tem suas consequências. Toneladas de agrotóxicos produzem alimentos livres de pragas mas também causam morte de milhares de pessoas e animais. A intensa atividade industrial gera automóveis poderosos, mas também contribui com o aquecimento global.

E esse aquecimento global junto à modificação promovida pelo homem provoca desequilíbrio no ambiente. A escassez de alimento motiva a migração de insetos que buscam locais com condições ambientais mais favoráveis para viver – além de nós, todos os seres vivos entendem da necessidade de continuar como espécie.

Assim, as abelhas migram do meio rural impregnado de agrotóxicos para o meio urbano. Com o aquecimento global, há evidências de uma clara interferência no metabolismo de insetos, que se tornam mais aptos à reprodução. E este processo só piora à medida que a temperatura média no planeta sobe. São esperados muito mais nuvens de gafanhotos pelo ritmo com que a temperatura no planeta vem variando. E se não bastasse, o Brasil presencia neste momento uma das piores queimadas de todos os tempos. Para onde irão os animais sobreviventes que perderam seus habitats naturais para o fogo?

É a conta que chega para todos nós. A ação do homem que inviabiliza a continuidade da vida na terra também limita o horizonte para nossas perspectivas. Alguns podem chamar de apocalipse, enquanto eu prefiro chamar de prestação de contas. O planeta está devolvendo toda a ação antrópica com juros e correção monetária.

A pergunta que resta é: haveria possibilidade de reversão para este quadro? possivelmente não. Já avançamos para além de onde poderíamos. Tudo o que podemos fazer é remediar, mudar a forma de produção atual, acabando a dependência com as fontes fósseis – dando adeus ao petróleo, eliminando o plástico de nossa rotina e trocando carros por bicicletas. Se não for suficiente para salvar o planeta, ao menos isso evitará com que tantos animais marinhos morram pelo oceano de plástico que produzimos diariamente.

Ação e reação – atitudes ecologicamente inteligentes geram um planeta equilibrado. Caso contrário, estejamos preparados para as pandemias e migrações das mais diversas espécies, incluindo a nossa.

Edição: Vanessa Gonzaga