Lava Jato

Defesa pede que nova denúncia contra Lula não seja julgada em Curitiba

Nos casos julgados fora do âmbito da Lava Jato no Paraná, o ex-presidente já obteve cinco vitórias judiciais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula foi preso sem provas e solto após decisão do STF - José Bernardes/Brasil de Fato

A defesa do ex-presidente Lula (PT) encaminhou ao Juiz Luiz Antonio Bonat, da 13º Vara Federal do Paraná, um pedido para que a nova denúncia feita pelos procuradores da Lava Jato não seja julgada em Curitiba (PR). A petição demonstra que a denúncia, ainda assinada por Deltan Dallagnol, não tem qualquer relação com a Petrobras. Julgar casos envolvendo a empresa justificaria a escolha da Vara paranaense, mas este não é o caso. 

A petição desta sexta-feira (18) reafirma a inocência do ex-presidente, a legalidade das doações que foram registradas, declaradas e feitas anos depois de Lula deixar a presidência, e argumenta que o ex-presidente não pode ser confundido com a pessoa jurídica do Instituto Lula. 

Lula obteve cinco vitórias judiciais em processos fora do âmbito da Lava Jato em Curitiba, onde já foi condenado duas vezes em segunda instância – nos casos "triplex" e sítio de Atibaia. O advogado de defesa Cristiano Zanin costuma citar esses números para sustentar o argumento da parcialidade da operação e da atuação política de Dallagnol e do ex-juiz Sergio Moro.

:: Entenda as ilegalidades da nova denúncia contra Lula ::

"A multiplicação de acusações contra Lula, cada vez mais absurdas, apenas configuram a prática de lawfare e perseguição jurídico-política pelos procuradores da chamada “Força-tarefa Lava Jato de Curitiba”, cuja suspeição é objeto de um Habeas Corpus da defesa que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal, e cuja atuação política contra o ex-presidente (...) já foi reconhecida pelo Conselho Nacional do Ministério Público", diz nota publicada no site oficial do ex-presidente.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho