universal

Programa Bem Viver aborda desafios da saúde pública nos 30 anos de promulgação do SUS

O sistema atende cerca de 150 milhões de pessoas, da atenção básica aos procedimentos mais complexos 

Ouça o áudio:

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 71% da população brasileira depende do SUS - Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Na edição desta sexta-feira (18), o programa Bem Viver destaca os 30 anos de promulgação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei 8.080 foi regulamentada em 19 de setembro de 1990. Para marcar a data, a jornalista Nara Lacerda conversou com o médico sanitarista e ex-ministro da Saúde Arthur Chioro.

::Experiência de equipes médicas evolui e salva cada vez mais pacientes de covid-19::

Os caminhos para a criação de uma renda básica universal no país também é destaque nesta edição. O país já tem, desde 2004, uma norma que prevê a implementação de uma renda básica de cidadania, a Lei Nº 10.835. De autoria do ex-senador  Eduardo Suplicy (PT), hoje vereador de São Paulo, a legislação tem o petista como seu principal divulgador até os dias atuais, quando o país ainda não viu nascer uma regulamentação que possa garantir a aplicação da política.

Outro destaque desta edição são os dados sobre a insegurança alimentar no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais 10 milhões de pessoas relataram passar fome no levantamento realizado entre 2017 e 2018.  

No programa desta sexta-feira, você confere ainda uma reportagem sobre as queimadas no Cerrado, que, a exemplo de biomas como Amazônia e Pantanal, também sofre com o avanço do fogo.

::Como o desmonte de órgãos ambientais tem relação direta com o fogo nas florestas::

E tem ainda um causo do colunista do Mouzar Benedito sobre suas aventuras pelas estradas do Brasil.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques