Disputa municipal

Eleição 2020: conheça os candidatos à prefeitura de Boa Vista (RR)

Onda de fake news, perseguições e polaridade marcam disputa eleitoral na capital de Roraima

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Candidatos à prefeitura de Boa Vista (RR) em 2020 - Reprodução redes sociais

A capital do Estado de Roraima, Boa Vista, tem 10 candidatos a prefeitura neste ano. A cidade de 400 mil habitantes sofre hoje com perseguições políticas, disseminação de fake news, e um clima acirrado pré-eleição. Com a polaridade entre esquerda e direita, as disputas têm acontecido nas ruas e nas redes. 

Na última segunda-feira (21) um dos candidatos à prefeitura, Fábio Almeida (PSOL) foi conduzido ao 5º Distrito Policial de Boa Vista após uma discussão com o atual Secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, por conta de um vídeo que gravava em frente à Secretaria. Almeida questionava o papel da Guarda Municipal que, segundo ele, não tem competência para atuar na cidade. 

“O secretário chegou perguntando o que ele estaria fazendo e o Fábio respondeu que estava gravando um vídeo. O secretário disse que não poderia gravar ali e mesmo que gravasse precisaria de autorização. A partir daí, gerou-se uma discussão. O secretário chamou um guarda civil municipal para deter Fábio que foi conduzido ao distrito policial”, contou o assessor de Almeida, Fernando Augusto.

Para o coordenador da Frente Brasil Popular de Roraima, Elton Carvalho, os ataques pré-eleição também têm cunho racista e homofóbico, como os sofridos pelo também candidato Linoberg Almeida. 

Teresa Surita, atual prefeita de Boa Vista, está apoiando seu vice, Arthur Henrique, nesta eleição. Surita está em seu segundo mandato e não pode tentar uma terceira eleição seguida. 

 

Conheça abaixo os candidatos à prefeitura de Boa Vista, em Roraima: 

 

Antonio Nicoletti (PSL) 

Deputado Federal eleito pelo Partido Social Liberal (PSL), o policial rodoviário federal, Antonio Carlos Nicoletti, de 39 anos, é o candidato escolhido pelo partido para disputar a prefeitura da capital de Roraima. Apoiador de Bolsonaro em 2018, Nicoletti não conquistou o apoio do atual presidente do Brasil. O não-apoio veio depois de Nicolleti votar a favor da permanência do delegado Waldir na liderança do partido na Câmara dos Deputados e pela não substituição pelo Eduardo Bolsonaro. 

Arthur Henrique (MDB) 

Atual vice-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, de 39 anos, oi a escolha do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para disputar as eleições em 2020. O engenheiro elétrico teve como primeiro cargo eletivo a vice-prefeitura da capital roraimense e atuou como titular da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital de Boa Vista de 2013 a 2016. 

Fábio Almeida (POL) 

O servidor público, Fábio Almeida, de 45 anos, é a aposta do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Formado em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), esta é a primeira vez que concorre ao cargo. Almeida foi secretário de saúde no município de Cantá, em 2015, interior de Roraima, e superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA-RR) de 2014 a 2015. Em 2018 concorreu ao cargo de Governador, também pelo PSOL, mas não foi eleito. 

Gerlane Baccarin (PP) 

Servidora pública estadual de Roraima, Gerlane Baccarin, de 46 anos, foi a escolhida pelo Partido Progressista (PP) para a disputa municipal. Formada em administração pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Baccarin já atuou na Controladoria-Geral e Secretaria Estadual de Administração. Pelo governo federal se tornou a quarta mulher a exercer a quarta mulher a exercer o cargo interino de Ministra da Saúde.

Isamar Ramalho (Podemos) 

Pastor, Isamar Pessoa Ramalho, de 57 anos, é o representante do Partido Podemos. Bacharel em Direito e em Teologia, pós-graduado em docência e em gestão de pessoas e doutorando em Direito na Argentina, há 22 anos ocupa o cargo da presidência da Igreja Assembleia de Deus em Roraima. Em 2018 tentou uma vaga no Senado mas não foi eleito. 

Linoberg Almeida (Rede) 

A aposta do Partido Rede Sustentabilidade (Rede) é o sociólogo Linoberg Barbosa de Almeida, de 44 anos. Professor adjunto de ciências sociais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Almeida foi eleito em 2016 como vereador de Boa Vista. 

Luciano Castro (PL) 

Luciano Castro, de 71 anos, foi o escolhido do Partido Liberal (PL) para a disputa. Formado em Economia, também estudou Administração Pública na Faculdade Católica de Brasília. Foi deputado federal de 1993 a 2015, passando pelo PL, PPR, PSDB, PFL, PL e PR. Castro concorreu para a prefeitura de Boa Vista em 2008, mas não foi eleito. 

Ottaci Nascimento (SD) 

O Partido Solidariedade (SD) oficializou a candidatura de José Otaci Barroso do Nascimento, de 43 anos. Nascimento foi eleito como deputado federal pelo SD em 2018. Nascido no Amazonas, reside em Roraima há 20 anos, trabalhando no ramo de embalagens e com venda de sacolas nas avenidas da capital. Foi eleito vice-prefeito de Alto Alegre. 

Shaolyn Gomes (PMN) 

Shaolyn Gomes, de 35 anos, nasceu em Tocantins e mora em Boa Vista há 24 anos. Formado em Agronegócio com especialização em piscicultura, ele é a aposta do Partido Da Mobilização Nacional (PMN) tem Formação em Agronegócio com especialização em piscicultura. Gomes dirigiu a Casa do Cidadão por 2 anos. 

Shéridan Oliveira (PSDB) 

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou Shéridan Esterfany Oliveira, de 36 anos, como candidata a prefeitura de Boa Vista. Formada em Psicologia pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior, ocupou o cargo de Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima e foi eleita duas vezes como deputada federal por Roraima pelo PSDB.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho