SINTONIZE

Embarque nas aventuras dos desenhos animados com o Radinho BdF

Crianças falam sobre suas animações favoritos e artista explica como é a criação de um desenho animado

Ouça o áudio:

Com aventuras que alegram crianças e adultos, as animações usam ilusão ótica para causar efeito de movimento a partir da mudança rápida de imagens - Pixabay
Criar um desenho é uma tarefa coletiva que envolve vários profissionais diferentes

O Radinho BdF desta quarta-feira (23) te convida para embarcar, junto com as crianças, nas aventuras dos desenhos animados.

O Gabriel Queiroz tem 9 anos e vive em Recife (PE). Ele conta que adora assistir O incrível Mundo de Gumball, Jurassic World, além das histórias do bairro do limoeiro vividas pela Turma da Mônica. Quem também gosta dos desenhos é a Marcela Ferrari, de 9 anos, que mora em Itupeva, interior de São Paulo. Sua animações favoritas são os Jovens Titãs em Ação e as estudantes monstruosas de Monster High.

Mas será que é muito difícil fazer um desenho animado? Quem responde é a artista e pesquisadora Kael Vitorelo. Ela explica que um desenho é feito a partir da técnica de animação, usando ilusão óptica. “Colocamos um desenho em cima do outro bem rápido, mas tão rápido, que o nosso cérebro é enganado e a gente entende que é uma coisa só", conta.”

Você também aprende uma brincadeira que ajuda a entender um pouco melhor o processo de criação de um desenho. É preciso apenas um caderno ou bloco de notas, um lápis ou caneta para brincar.

Os programas de televisão que marcaram gerações, como o Castelo Rá Tim Bum e o Sítio do Pica Pau Amarelo, também são estrelas dessa edição. Quem sempre quis visitar o sítio criado por Monteiro Lobato, para ajudar a Tia Nastácia é a cozinheira Letícia Massula, amiga do Radinho BdF, que mais uma vez traz uma dica deliciosa.

Por fim, Anderson Barreto traz uma história africana muito antiga, do povo Akan, que vivia no território que hoje pertence ao país de Gana. Temos também, um momento para brincar de adivinhação com a Ana Claudia Leite do Instituto Alana.

 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

Edição: Michele Carvalho