DE OLHO NA GLICOSE

Programa Bem Viver aborda cuidados extras para diabéticos diante da covid-19

Ao contrair uma infecção, indivíduos com diabetes sofrem descompensação metabólica

Ouça o áudio:

Diabetes é uma doença ocasionada pela má absorção ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo - Marcos Santos/USP Imagens
46% dos adultos com diabetes não sabem que possuem a doença

O programa Bem Viver desta quinta-feira (24) destaca a atenção extra que pessoas com diabetes devem ter em relação ao coronavírus. Ao combater uma infecção, um organismo diabético descompensa a glicose. Em outras palavras, isso significa descontrolar a produção do carboidrato, podendo levar a complicações mais graves. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 6,9% dos brasileiros têm diabetes. 

:: Industrializados causam obesidade, hipertensão e diabetes em comunidades indígenas ::

Outro destaque do programa é o repasse de recursos emergenciais para artistas no Maranhão. O estado foi um dos primeiros a executar a Lei Aldir Blanc durante a pandemia, abrindo concessões diretas aos artistas, na mesma modalidade do auxílio emergencial, além de 6 opções de editais de fomento cultural. 

:: Governo do Rio inicia cadastro para a renda emergencial de trabalhadores da cultura ::

Ainda no tema da distribuição de renda, o Bem Viver abordou a possibilidade do governo Bolsonaro substituir o Bolsa Família. Criado em 2003, durante o governo Lula, o Bolsa Família atende núcleos familiares em situação de pobreza e de extrema pobreza e Brasil. 

:: No valor de R$ 300, integrantes do Bolsa Família recebem auxílio nesta terça (22) ::

Sem feridos e deixando construções danificadas, um terremoto de 4,6 graus na escala de medição assustou a população do Recôncavo Baiano no final de Agosto. Para entender da onde vem esses tremores, o programa conversa com Anderson Nascimento, coordenador do observatório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir