Solidariedade

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 25 de setembro de 2020

Entidades organizam vigília em defesa do padre Júlio Lancellotti e da população em situação de rua em São Paulo (SP)

Ouça o áudio:

Vígilia em defesa do padre Júlio Lancelloti e população em situação de rua é organizada pelos comitês Lula Livre, Frente Brasil Popular e Jornalistas Livres - Arquivo pessoal

O ato ecumênico é organizado pelos comitês Lula Livre, Frente Brasil Popular e Jornalistas Livres, é realizada em frente a paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca. 

O padre Júlio Lancelotti, reconhecido pelo seu trabalho de ajuda à população de rua na capital paulista, vem sofrendo uma série de ameaças pelas redes sociais após ser atacado virtualmente pelo deputado estadual, Arthur do Val.

Em entrevista recente no Jornal Brasil Atual, o padre Júlio comenta que já perdeu a conta de quantas vezes foi ameaçado. Segundo ele, as ameaças o deixam preocupado, mas seu maior receio é com a segurança dos moradores de rua: "isso já aconteceu na minha muitas vezes, mas sobretudo a minha preocupação é a segurança dos irmãos de rua, é que não sejam agredidos, não sejam maltratados, que não haja rapa", disse Lancellotti. 

Continua após publicidade

Confira ainda detalhes do andamento das CPI das Fake News na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que investiga a instalação de um possível “gabinete do ódio” no órgão.

Em reunião realizada na semana passada, foi ouvido na CPI um dos empresários citados no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura disseminação de notícias falsas e participações em atos antidemocráticos.

Também em ambiente virtual, os parlamentares já ouviram representantes de plataformas digitais para saber como as empresas de redes sociais, entre elas, Twitter e Facebook, atuam para combater a disseminação de notícias falsas.

Para a co-deputada Mônica Seixas, da Mandata Ativista e também integrante da CPI, "existem indícios da participação de empresários no financiamento das fake news". Segundo ela, o objetivo é destruir reputações.

Confira todos os destaques e reportagens do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos