Até amanhã

Inscrições para vagas remanescenstes do Prouni terminam nesta quarta (30)

Segundo Ministério da Educação, mais de 90 mil bolsas ainda estão disponíveis para estudantes e professores

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

MEC também divulgou data para vagas remanescentes do Fies - Foto: Akira Onuma/ASCOM Susipe Data

O prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos) se encerra na próxima quarta-feira (30).

:: Educadores de Porto Alegre iniciam estado de greve contra volta das aulas presenciais :: 

Estão disponíveis cerca de 90 mil bolsas para o segundo semestre deste ano. São vagas que não foram ocupadas durante o processo seletivo regular, geralmente por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação.

:: Opinião | Volta às aulas é bom para quem? :: 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet na página do Prouni.

Nesta terça-feira (29) o Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário de inscrição para as vagas remanescentes do Fies (Financiamento Estudantil). Os estudantes poderão participar do processo a partir do dia 6 de outubro. Confirma mais informações no final desta notícia.

Prouni

Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

:: Os riscos de retorno às aulas presenciais na rede estadual nesse momento da pandemia :: 

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

:: UNE completa 83 anos e busca manter vivo o legado de luta pela democracia :: 

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

:: Trabalhadores da educação consideram retorno das aulas desrespeitoso e irresponsável ::

O programa também atende professores da rede pública de ensino, que atuam no magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Fies

Foi divulgado o edital para preencher 50 mil vagas remanescentes do Fies. As inscrições serão abertas em 6 de outubro no site oficial do programa.

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.

Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Edição: Lucas Weber