Desmonte

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 29 de setembro de 2020

Entidades realizam novo protesto contra PL de Doria que prevê extinção de serviços públicos em diversas áreas em SP

Ouça o áudio:

Manifestação organizada pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo nesta terça (29), em frente à Alesp para pressionar deputados favoráveis ao PL 529 - CMP

As frentes Brasil Popular e Povo sem Medo organizaram mais uma manifestação contra o Projeto de Lei 529 do governador João Doria (PSDB), que pretende extinguir serviços à população nas áreas de saúde, habitação, transportes, educação e ciência, nesta terça-feira (29).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), marcou duas sessões extraordinárias para a noite desta terça, a partir das 19 horas. Na noite de segunda-feira, a oposição conseguiu barrar a votação da matéria. 

"Esse PL 529 é muito grave pela amplitude. Na Frente Brasil Popular tivemos a iniciativa de criar junto com a Povo Sem Medo um Comitê de Luta contra esse PL, porque o que avaliamos foi que não podíamos deixar a coisa meio solta, com cada trabalhador, cada entidade ir fazendo a sua luta, mas que era importante estar todo mundo junto, os movimentos que representam os usuários e usuárias e os trabalhadores dessas instituições", disse em entrevista ao vivo ao Jornal Brasil Atual, a militante da Marcha Mundial das Mulheres e integrante da Sempreviva Organização Feminista, Sonia Coelho, que participou na tarde desta terça do ato. 

A militante destacou que participaram da mobilização usuários dos serviços em risco de extinção do interior do estado, como agricultores familiares. "No interior também está sendo organizada a resistência, porque é muito grave o que tá acontecendo. Na área rural, não é só o Itesp que está sendo ameaçado, o governo Doria está fechando cerca de 600 Casas da Agricultura aqui no estado de São Paulo; há todo um desmonte da Secretaria de Agricultura", denunciou Sonia Coelho.

:::: Doria pode deixar 9 mil famílias rurais sem assistência na pandemia, diz associação ::::

O PL 529 também afetará a saúde no estado, ao extinguir centros especializados como a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Fundação para o Remédio Popular (FURP) e Fundação Oncocentro (FOSP) de São Paulo.

Célia Regina Costa, secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde do Estado de São Paulo (SindSaúde-SP), avalia que o PL mostra "a falta de responsabilidade do governo do estado com a vida humana". Segundo Célia, extinguir a superintendência de controle de Endemias "resultará em mais casos de febre amarela e dengue", por exemplo. 

Confira todos os destaques desta terça no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 




 

Edição: Mauro Ramos