eleições municipais

Sem máscara, não vota: programa Bem Viver destaca medidas sanitárias para eleições

Tribunais eleitorais regionais e o nacional estão criando regras para garantir a segurança de eleitores na hora de votar

Ouça o áudio:

O uso de biometria foi suspenso pelo O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O uso de biometria foi suspenso pelo O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Adiamento do pleito deste ano ocorreu em virtude da pandemia

A edição desta terça-feira (29) do programa Bem Viver destaca as medidas preventivas para evitar o contágio pelo coronavírus nas eleições municipais brasileiras deste ano. Um protocolo com regras já foi criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Dentre as medidas de segurança contidas, consta que o uso de máscara de proteção será obrigatório, ou seja,  eleitores sem máscara serão impedidos de votar. 

:: OMS vai disponibilizar testes de covid para países pobres ::

Outro destaque do programa foi a revogação de três normas importantes para a preservação ambiental realizada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A ação foi coordenada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A iniciativa coloca em risco a proteção de áreas de restinga e de manguezais, ecossistema costeiro ameaçado de extinção. 

:: MPF reitera pedido de julgamento de ação de improbidade contra Ricardo Salles ::

A doação de órgãos também foi tema do Bem Viver. Essa iniciativa capaz de salvar muitas vidas foi prestigiada no último domingo (27), onde comemora-se o Dia Nacional de Incentivo a Doação de órgãos. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 2019 de 2020 houve um aumento de 30% no número de pessoas na fila de transplantes. 

:: Conselho Municipal de Saúde repudia desmonte da Saúde da Família em Porto Alegre ::

O programa ainda abordou a produção sustentável de alimentos em áreas de vegetação chamada de "roça de coivara". Essa técnica agrícola tradicional é praticada pelos quilombolas do Vale do Ribeira, região entre os estados de São Paulo e Paraná que concentra a maior parcela de Mata Atlântica nativa do Brasil. Segundo estudos científicos, a roça de coivara traz uma série de benefícios para o solo das florestas e a fauna nativa. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Lucas Weber