RESISTÊNCIA

Argentina: despejo de ocupação urbana onde vivem 2,5 mil famílias é adiado

Nova data para desocupação é 15 de outubro; local é vizinho de condomínios de luxo na zona metropolitana de Buenos Aires

Brasil de Fato | Buenos Aires (Argentina) |

Ouça o áudio:

Famílias comemoram prorrogação do despejo poucas horas antes do prazo previsto, nesta quinta-feira - Reprodução

O despejo de cerca de 2,5 mil famílias, que ocupam os mais de 100 hectares em Guernica, na província de Buenos Aires, previsto para esta quinta-feira (1) foi suspenso de última hora na noite anterior. A conquista foi comemorada por todos que ocupam o território, dividido em quatro bairros, cuja luta para permanecer no local ganhou repercussão nacional.

No entanto, o prazo para desocupação foi ampliado somente até o dia 15 de outubro e o conflito segue sem resolução. Segundo o movimento da ocupação, o governo exige a saída das famílias do território, sem uma solução imediata viável ou uma alternativa de moradia.

A maioria dos ocupantes ficou desempregada durante a pandemia de covid-19. Entre elas, centenas de crianças, pessoas trans, mulheres vítimas de violência de gênero.

Saiba mais: Argentina: organizações tentam impedir despejo de 2,5 mil famílias em ocupação urbana ::

Sem consenso 

Nesta mesma quinta-feira, uma reunião ocorreu com os representantes legais das famílias, organizações sociais, que acompanham a ocupação, representantes do governo da província, como o ministro de Desenvolvimento da Comunidade, Andrés Larroque, e o secretário de Acesso à Habitação, Rubén Pascolini.

Neste último final de semana, a província tentou fechar acordos individuais com os ocupantes oferecendo alimentos e uma proposta em dinheiro considerada insuficiente pelas famílias.

A tentativa, que o movimento definiu como "suborno", foi mal sucedida. Logo após a ação, o governo local lançou um comunicado sobre "grupos violentos" presentes na ocupação. 

Pobreza e desemprego

Dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) divulgados esta semana apontam para um aumento da pobreza em 40,9% da população na Argentina. Isso indica que, nesse primeiro semestre, agravado pela pandemia, 2,5 milhões de pessoas ingressaram na pobreza, em relação ao ano passado.

Outro dado alarmante aponta para 10,5% de indigência, ou seja, pessoas que não alcançam à cesta básica alimentar.

Segundo o Indec, o desemprego também aumentou e chegou a 13,1%, índice mais alto desde 2004, e, com ele, a impossibilidade de pagar aluguéis. Não à toa, como uma das medidas para enfrentar a crise provocada pela pandemia, o governo federal argentino congelou os aluguéis e proibiu os despejos.

Leia também: Argentina: metade dos inquilinos não conseguiu pagar aluguel de junho, diz pesquisa

"Já sabemos como isso funciona", afirma um dos advogados que representa as famílias Eduardo Soares, da Gremial de Advogados. "A Justiça na Argentina, e em toda a América Latina, responde à condução política dos territórios onde está. Nesse caso, atende a espécies de senhores feudais do lugar, que são donos da polícia, da justiça, dos procuradores. Assim, sem sequer interrogar às pessoas, um procurador pede o despejo e um juiz resolve em 24 horas."

O juiz, nesse caso, é Martín Rizzo. A partir de denúncias de vizinhos e de uma sociedade anônima, que diz ser a dona do lugar, o magistrado decidiu pela desocupação do terreno mesmo sem a apresentação da escritura de posse, de acordo com a defesa da ocupação.


Cerca de 100 hectares foram divididos em quatro bairros, em Guernica, município de Presidente Perón, em Buenos Aires / Reprodução

Terra e território: uma questão da América Latina

Guernica é caracterizada por possuir diversos condomínios luxuosos. "A ocupação de Guernica é tão simbólica no nosso país, em toda a América", aponta Alejandro Ignaszewski, do Movimiento Resistir y Luchar, uma das organizações que acompanham as famílias.

"São cerca de mil condomínios na província de Buenos Aires. 80% deles foram construídos de forma irregular e são verdadeiras ocupações. Mas ocupações a serviço de um setor que especula as melhores terras, e com a melhor disposição para armar moradias não populares", denuncia.

A questão da terra e do território é o problema social de longo prazo mais profundo da América Latina.

Os comentários em notícias sobre a ocupação refletem boa parte da opinião pública, sendo notável uma curiosa e extrema preocupação pela propriedade privada, mesmo nesse caso, onde não há um proprietário declarado. É o que explica a historiadora e pesquisadora da reforma agrária na América Latina, Joana Salém, que pontua como esse imaginário sobre os que sofrem com o déficit habitacional foi reforçado pelas próprias ciências sociais.

"A questão da terra e do território é o problema social de longo prazo mais profundo da América Latina", afirma, e acrescenta. "Com o avanço do êxodo rural e do crescimento das periferias urbanas nos anos 50 e 60, um setor das ciências sociais criou uma teoria que as denominou como 'populações marginais'",destaca. 

Outra corrente, ligada ao marxismo, criticou essa teoria, dizendo que, justamente, a pobreza não está à margem do sistema, mas é produto dele. Uma alternativa anticapitalista para superá-la seria a ocupação do espaço, tanto rural quanto urbano", completa Salém.

Intimidação

Nos mais de dois meses de ocupação, as famílias relatam que foram atacadas diversas vezes por policiais e grupos armados, além de enfrentar o assédio direto por parte de funcionários do governo que tentavam negociar uma "saída pacífica".

Um censo realizado no início da ocupação pelo governo coletou dados como documentos e telefone dos ocupantes. Depois disso, centenas de moradores foram processados e passaram a receber incessantes ligações.

Em uma das primeiras tentativas de diálogo entre a província e as famílias, a prefeita do município Presidente Perón - onde Guernica está localizada -, Blanca Cantero, eleita pelo Frente de Todos, afirmou estar ali pelo interesse em "defender os dezoito condomínios que estão ao redor da ocupação".

"A Justiça acelerou o processo compulsivo de despejo, acompanhado da ala política, que é a que deveria dar uma solução real ao problema", alega Ignaszewski. "Poderiam ter usado todo esse tempo para analisar as soluções que apresentamos, para resolver o conflito, e não o fizeram."

Leia também: Com discurso negacionista e fake news, direita organiza protestos na Argentina

A conquista da prorrogação do despejo foi antecedida por um projeto de urbanização apresentado pela Gremial de Advogados. Dadas suas características, parte do território poderia ser destinada à urbanização e alojamento das milhares de pessoas que, hoje, estão em barracas e construções improvisadas.

"Mostramos com essa proposta que era possível resolver o conflito de forma simples, sem violência, sem aplicar o Código Penal", conta Soares, um dos responsáveis pelo projeto. "Fomos parabenizados pela profundidade técnica da proposta, mas insistiram com que, primeiro, as pessoas teriam que deixar o terreno."

Um dia antes do despejo previsto, o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof (Frente de Todos) reforçou que "as ocupações não são a solução" ao apresentar um plano que prevê a construção de 33 mil moradias em outras localidades, mas não informou se as famílias de Guernica estão contempladas no projeto.

Mesmo com a nova data de despejo firmada para o dia 15 de outubro, os moradores do terreno reafirmaram que a maioria não tem para onde ir.

Edição: Marina Duarte de Souza