SPUTNIK V

Venezuela recebe vacina russa e será o primeiro país da região a realizar testes

Primeiro lote da Sputnik V foi recebido nesta sexta-feira (2); testes serão realizados em voluntários venezuelanos

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Venezuela recebeu carregamento da vacina Sputnik V para iniciar fase três de provas com dois mil voluntários locais - Prensa Presidencial

A vice-presidenta executiva da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (02) que o país recebeu um primeiro lote da vacina russa contra a covid-19. Dessa forma, o país será o primeiro na América Latina a iniciar a fase três de provas da Sputnik V. A vacina será aplicada em dois mil voluntários venezuelanos.

O envio faz parte da cooperação bilateral entre os dois países. Desde o início da pandemia, o governo de Vladimir Putin já enviou cerca de 60 mil toneladas de ajuda humanitária à Caracas.


Vice-presidenta Delcy Rodríguez e o chanceler Jorge Arreaza receberam o envio no aeroporto internacional Simon Bolívar. / Erika Sanoja

Segundo Rodríguez, depois de finalizados os testes, a Venezuela pretende avançar nos intercâmbios científicos para produzir o medicamento. 

Com o apoio internacional e medidas sanitárias adotadas logo no início dos contágios, a Venezuela mantém um dos menores índices de mortalidade pelo novo coronavírus na região. São 76.029 casos, 87% já recuperados e 9.149 ainda ativos, enquanto 635 pessoas faleceram.

Novas parcerias

O Executivo venezuelano também estabelece diálogo com a China para ter acesso às vacinas desenvolvidas pela nação asiática. O ministro de Saúde Carlos Alvarado se reuniu, nesta sexta-feira (02), com o embaixador chinês em Caracas, Li Baorong para assinar um contrato de compra das vacinas chinesas.

:: Vídeo | China continua sem registrar mortes por covid-19 :: 

Barong assegurou que, no mesmo envio, a administração de Xi Jinping enviará um lote extra como doação à Venezuela. 

 

Edição: Luiza Mançano